Automobilismo LeBron James no arranque da edição dos 100 anos das 24 Horas de Le Mans
Na contagem decrescente para a edição 91 das 24 Horas de Le Mans, a corrida número 1 da resistência automóvel que comemora 100 anos em 2023, o organizador da prova, o Automobile Club de l’Ouest (ACO), também o promotor do Mundial (WEC), anunciou o nome do homem encarregue do ‘tiro de partida’ – no caso da competição no Circuito de la Sarthe, do agitar da bandeira tricolor da França –, no sábado, às 15 horas de Portugal Continental, que assinala o arranque de maratona com número recorde de participantes (62 carros e 186 pilotos): LeBron James!
‘King James’, norte-americano de 38 anos, encontra-se entre os melhores desportistas mundiais de sempre, partilhando com a lenda Michael Jordan o ‘estatuto’ de número 1 no basquetebol. LeBron James, superatleta com 2,06 m de altura, estreou-se na liga profissional norte-americana em 2003, com os Cleveland Cavalliers, é o melhor marcador de sempre da NBA (38.652 pontos) e, também, o 4.º jogador na história da competição com maior número de assistências (10.420). No currículo, 4 títulos no campeonato mais atrativo e competitivo da modalidade (2 com os Miami Heat, 1 com os Cleveland Cavalliers, 1 com os LA Lakers) e duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, com a seleção dos Estados Unidos, em Pequim-2008 e Londres-2012.
O ACO, em 1949, no regresso das 24 Horas de Le Mans após a paragem provocada pela II Guerra Mundial, conflito que arrasou, sobretudo, o Velho Continente, passou a eleger personalidades reconhecidas globalmente para o arranque de competição automóvel que rivaliza em popularidade só com o Grande Prémio do Mónaco (Fórmula 1) e as 500 Milhas de Indianápolis (IndyCar). Entre os mais recentes, Brad Pitt (2016) e Rafael Nadal (2018). Georges Pompidou desempenhou a função em 1972, um ano depois de Steve McQueen, e Alain Delon foi o ‘Starter’ em 1996.
«Não existe nada melhor que ver e viver o melhor do desporto. Pessoalmente, é uma honra participar num momento histórico da competição automóvel e poder participar de um modo tão direto num dos maiores acontecimentos desportivos mundiais», disse LeBron James.