Lando Norris vence Grande Prémio de Miami, derrotando Verstappen
Britânico da McLaren conquista primeira vitória da sua carreira na Fórmula 1
E Miami, Florida, Estados Unidos da América, um surpreendente vencedor do sexto Grande Prémio de Fórmula 1 de 2024. Lando Norris, piloto britânico, de 24 anos, conquistou a sua primeira vitória na categoria máxima do desporto automóvel, ao fim de 110 corridas.
Norris emergiu da sexta posição nas voltas iniciais da prova para um triunfo sem contestação, depois de beneficiar de Safety Car para dispor de tempo suficiente para parar na box, trocar de pneus e ainda manter a liderança da corrida, que sem aquela situação de corrida perderia para Max Verstappen, que já cumprira a operação.
Uma vez no comando da corrida e conseguindo defendê-la do ataque de Verstappen após o final de Safety Car, o jovem inglês manteve um ritmo muitíssimo consistente e amiúde mais alto do que o do tricampeão mundial e grande dominador da temporada, ampliando-lhe paulatinamente a desvantagem que, no final, fixou-se em mais de sete segundos.
O neerlandês, após a perda da posição nas boxes, nunca mais retomou o controlo sobre a concorrência que exibiu na primeira fase da corrida (sem a autoridade que tem sido habitual) e teve de satisfazer-se com o segundo lugar, debatendo-se com dificuldades de estabilidade no Red Bull.
Atrás de Verstappen, Charles Leclerc teve um desempenho regular no seu Ferrari, apesar de nunca ter estado em condições de ambicionar mais do que o degrau mais baixo do pódio, que alcançou, à frente do companheiro de equipa Carlos Sainz. Ao invés do monegasco, o espanhol teve uma corrida conturbada, cujo auge foi a ligeira colisão com o McLaren de Oscar Piastri, que, todavia, teve piores consequências para o australiano, que ficou com a asa dianteira danificada, forçando-o a uma paragem adicional para substituição da peça.
Sergio Pérez terminou em quinto no segundo dos Red Bull, em mais uma exibição sem brilho, pressionando por Lewis Hamilton, no Mercedes, que se impôs em batalha interna a George Russell, mas com o excelente Yuku Tsunoda, no Racing Bull, de premeio.
Fernando Alonso esteve discreto no Aston Martin, distante dos lugares que ambiciona (e a sua equipa), à frente de Esteban Ocon, que aproveitou os problemas de Piastri para terminar em 10.º e marcar o seu primeiro ponto da temporada e o da Alpine.
No final da corrida, Lando Norris exultou com a vitória: «Estava na hora!», começou por desabafar o britânico, com o sorriso rasgado. «Que corrida! Demorou muito para chegar aqui, para vencer na Fórmula 1, mas finalmente consegui-o! Estou muito feliz, por mim, por toda a minha equipa. Precisava de os recompensar [dirigindo-se aos elementos da McLaren] por toda a sua dedicação», declarou Norris, que à 16.ª vez que subiu ao pódio, fê-lo para o degrau mais alto.4
«Foi um dia bem longo, uma corrida difícil, mas finalmente cheguei ao topo», sublinhou o piloto natural de Bristol. «Estou nas nuvens!», exclamou ainda.Max Verstappen mantém a liderança do campeonato de Pilotos, com 136 pontos, contra 101 de Pérez, que é segundo. Charles Leclerc é o terceiro, com 98.
Entre os Construtores, a Red Bull domina, com 237 pontos, com a Ferrari em segundo lugar, com 189.
A próxima ronda será o GP da Emilia Romanha, em Itália, que no ano passado foi cancelado devido às cheias que afetaram aquela zona do país. A corrida disputa-se de 17 a 19 de maio.