Fórmula 1 Grande Prémio de Madrid é marca registada
Madrid está interessadíssima no regresso ao calendário do Mundial de Fórmula 1 e esta ideia, aparentemente, é apoiada tanto pelas autoridades locais como pelos responsáveis da categoria e da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Prova-o, por exemplo, o registo da marca Grande Prémio de Madrid. Nas 74 edições do campeonato, 53 Grandes Prémios de Espanha, 33 no Circuito de Barcelona-Catalunha. Já os outros realizaram-se em Jerez de La Frontera (5), Montjuic (4), Pedralbes (2) e Jarama (9).
Jarama localiza-se dos subúrbios da capita espanhola, mas a ideia dos promotores passa pela construção de circuito novo, citadino, próximo do centro de exposições de Madrid. A Fórmula 1 competiu nesta pista entre 1968 e 1981. O registo do nome foi apresentado pela filial neerlandesa da Liberty Media encarregue dos licenciamentos. Estes processos podem demorar até 14 meses, o que não impediria a mudança de localização do Grande Prémio de Espanha em 2026. O contrato com o Circuito de Barcelona-Catalunha expira em 2025.
No entanto, fontes ligads ao(s) processo(s) admitem a possibilidade de coabitação das duas cidades espanholas no calendário do Mundial de Fórmula 1, da mesma forma que existem três grandes prémios nos Estados Unidos (Austin, Miami e Las Vegas) ou dois em Itália (Emília-Romanha/Imola e Monza).
No fim de semana, a Red Bull, com Sergio Pérez, realizou exibição em Madrid (ver fotografias) e mais de 85 mil adeptos participaram num evento que os ‘rostos’ da candidatura da cidade à organização do grande prémio exploraram para a promoção de iniciativa que pressupõe, obrigatoriamente, investimento multimilionário. Espera-se um anúncio formal nas próximas semanas.