Automobilismo Fórmula E no Mónaco: furo ‘trava’ recuperação de Félix da Costa
Português arrancou de 19.º e, quando teve de parar nas boxes da Porsche, já tinha ganho 10 posições! Vitória de Nick Cassidy, da Envision, o piloto e a equipa na liderança do Mundial
A ronda 9 do Mundial de Fórmula E foi madrasta para António Félix da Costa. O piloto português da Porsche, depois de resultado modesto na qualificação (19.º), protagonizava recuperação notável no ePrix do Mónaco, mas teve de parar nas boxes na volta 16, após furo no 9XX Electric originado por toque do britânico Jake Hughes, da McLaren. Nesse momento, o campeão da Época 6 encontrava-se já na luta pela 8.ª posição!
«As corridas são assim, não conseguimos controlar. Nunca lutaria pelo pódio, mas tinha a possibilidade de terminar no ‘top-5’. Infelizmente, deixei de somar pontos importantes para o Mundial», explicou-nos Félix da Costa, já conformado com o ‘azar’ na 6.ª edição de ePrix que venceu, brilhantemente, em 2021. O piloto também lamenta a qualificação modesta e diz que tem de continuar a trabalhar com a Porsche para melhorar nesse item. «Arrancando tão de trás, é difícil. Temos de posicionar-nos mais à frente nas grelhas de partida para aproveitarmos o facto de sermos muito competitivos em corrida», admitiu.
O Mundial de Fórmula E regressa à ação apenas no fim de semana de 3 e de junho, com as corridas 10 e 11 da temporada, ambas em Jacarta, na Indonésia, que antecedem as 24 Horas de Le Mans, que comemoram 100 anos em 2023. Logo, pela frente, António sem paragens. «Não tenho competições, é verdade, depois dos 4 compromissos consecutivos em 2 campeonatos, mas as próximas semanas também são preenchidas, com testes quer com o Fórmula E, incluindo em simulador, quer com o LMDh da JOTA [Porsche 963]», concluiu.
O neozelandês Nyck Cassidy, da Envision, ganhou o 6.º ePrix do Mónaco, acabando as 29 voltas à frente do compatriota Mitch Evans, da Jaguar, e do britânico Jake Dennis, da Andretti. O piloto de Aukland conseguiu a 2.ª vitória consecutiva no Mundial (e a 3.ª na Fórmula E) e ascendeu ao topo da classificação do campeonato, por troca com o alemão Pascal Wehrlein, companheiro de Félix da Costa na Porsche, que foi apenas 11.º.
Também no Mundial de Equipas, liderança nova: a britânica Envision Racing, com os I-Type 6 da Jaguar, posicionou-se no topo da tabela, com mais 14 pontos que a Porsche.
Classificações
1.º Nick Cassidy, Envision, 29 voltas
2.º Mitch Evans, Jaguar, +0,390 s
3.º Jake Dennis, Andretti, +1,017 s
4.º Sacha Fenestraz, Nissan, +2,148 s
5.º Jake Hughes, McLaren, +2,788 s
6.º Dan Ticktum, NIO, ++3,368 s
7.º Jean-Éric Vergne, DS Penske, +4,374 s
8.º Sébastien Buemi, Envision, +4,783 s
9.º Stoffel Vandoorne, DS Penske, +5,394 s
10.º Sam Bird, Jaguar, +6,469 s
11.º Pascal Wehrlein, Porsche, +6,705 s
12.º Edoardo Mortara, Maserati, +7,624 s
13.º Lucas di Grassi, Mahindra, +8,576 s
14.º Robin Frijns, ABT Cupra, +9,620 s
15.º Sérgio Sette Câmara, NIO, +10,684 s
16.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, Porsche, +11,141 s
17.º René Rast, McLaren, +12,295 s
18.º Norman Nato, Nissan, +13,423 s
Abandonos:
Nico Müller, ABT Cupra
Maximilian Günther, Maserati
Oliver Rowland, Mahindra
André Lotterer, Andretti
Mundial de Pilotos
1.º Nick Cassidy, 121 pontos
2.º Pascal Wehrlein, 100 pontos
3.º Jake Dennis, 96 pontos
4.º Mitch Evans, 94 pontos
5.º Jean-Éric Vergne, 87 pontos
6.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 68 pontos
7.º Sam Bird, 63 pontos
8.º Sébastien Buemi, 61 pontos
9.º Jake Hughes, 45 pontos
10.º René Rast, 40 pontos
11.º Stoffel Vandoorne, 28 pontos
12.º Maximilian Günther, 24 pontos
13.º André Lotterer, 23 pontos
14.º Sacha Fenestraz, 19 ponto
15.º Lucas di Grassi, 18 pontos
16.º Dan Ticktum, 18 pontos
17.º Norman Nato, 11 pontos
18.º Sérgio Sette Câmara, 10 pontos
19.º Oliver Rowland, 9 pontos
20.º Edoardo Mortara, 5 pontos
21.º Robin Frijns, 3 pontos
22.º Nico Müller, 2 pontos
Mundial de Equipas
1.º Envision, 182 pontos
2.º Porsche, 168 pontos
3.º Jaguar, 157 pontos
4.º Andretti, 119 pontos
5.º DS Penske, 115 pontos
6.º McLaren, 85 pontos
7.º Nissan, 30 pontos
8.º Maserati, 29 pontos
9.º NIO, 28 pontos
10.º Mahindra, 27 pontos
11.º ABT Cupra, 5 pontos
Próximas corridas: ePrix de Jacarta 1 e 2, na Indonésia, a 3 e 4 de junho.