Filipe Albuquerque quinto nas 24 Horas de Daytona
Piloto português em Acura da equipa Wayne Taylor Racing queixou-se da afinação do carro durante o período diurno da prova. O Porsche 963 guiado por Felipe Nasr, Nick Tandy e Laurens Vanthoor venceu, por apenas 1,335 segundos, o Acura ARX-06, de Tom Blomqvist, Colin Braun, Scott Dixon, Felix Rosenqvist
Filipe Albuquerque foi quinto classificado nas 24 Horas de Daytona, prova de abertura do Campeonato Norte-Americano de Resistência (IMSA), que decorreu este fim de semana nos Estados Unidos.
O piloto português, aos comandos de um Cadillac da equipa Wayne Taylor Racing partilhado com Ricky Taylor, Will Stevens e Brendon Hartley, terminou a uma volta do vencedor, o Porsche 963 da Penske Motorsport, guiado por Felipe Nasr, Nick Tandy e Laurens Vanthoor, que se superiorizou, por apenas 1,335 segundos, ao Acura ARX-06 (Tom Blomqvist, Colin Braun, Scott Dixon, Felix Rosenqvist) num final de prova emocionante.
Outro Porsche 963 (Mathieu Jaminet, Matt Campbell, Kevin Estre) fechou o pódio.
«Sofremos bastante com a afinação do carro. Durante o dia, com o calor estava difícil de guiar. Exigia bastante e não conseguíamos extrair dele todo o seu potencial. Durante a noite, com as temperaturas mais baixas, o compromisso que tínhamos funcionava bastante bem e foi nessa altura que consegui chegar ao comando da prova. Mas o dia raiou e voltámos às dificuldades iniciais», explicou o piloto de Coimbra.
Filipe Albuquerque considera que este foi «o resultado possível dadas as circunstâncias».
Já António Félix da Costa (Inter Europol) desistiu após 12 horas quando liderava a classe LMP2, a segunda mais importante, devido a um problema mecânico na caixa de velocidades.
«É dececionante abandonar com uma avaria mecânica, mas as corridas de resistência são um desafio para os pilotos, mas também para os carros e, infelizmente, hoje o nosso não aguentou. Saio contente com a minha performance pessoal, mostrei um bom andamento e até abandonar tinha a volta mais rápida da corrida», disse Félix da Costa.
O português fez a prova a convite da equipa Inter Europol e promete «voltar em 2026», pois agora vai concentrar-se no Mundial de Fórmula E, em que quer «conquistar o título», tal como em 2020.
O IMSA regressa em 15 de março, com as 12 Horas de Sebring.