Helder Malheiro expulsa Rodrigo Abascal no jogo entre o SC Braga e o Boavista
Helder Malheiro expulsou Rodrigo Abascal no jogo entre o SC Braga e o Boavista (HUGO DELGADO/LUSA)

1416 dias depois, Boavista conseguiu fugir dos amarelos

NACIONAL27.01.202513:01

Rodrigo Abascal viu cartão vermelho direto, mas o Boavista acabou sem amarelos

Depois de 141 jogos consecutivos a ver cartões amarelos, frente ao SC Braga nenhum dos jogadores axadrezados recebeu cartão amarelo, apesar de Rodrigo Abascal ter sido expulso aos 80’ (Hélder Malheiro, árbitro do encontro, expulsou o central diretamente). Ou seja, o Boavista terminou o jogo sem levar um cartão amarelo.

Nesta temporada, o Boavista já tinha ameaçado terminar sem cartões amarelos. Nas primeiras nove jornadas, em quatro delas os jogadores axadrezados só viram um cartão amarelo por jogo. Na primeira jornada, frente ao Casa Pia, aos 54 minutos, Róbert Bozeník viu o único cartão amarelo. Frente ao Benfica, na jornada 6, Pedro Gomes viu o único amarelo aos 78 minutos. No estádio do Bessa, com o Moreirense, Miguel Reisinho viu o cartão amarelo aos 32’. Para terminar a saga de um único cartão por jogo, frente ao Aves SAD, na jornada 15, Ilija Vukotic viu o único amarelo dos axadrezados aos 73.

A última vez, que o Boavista tinha terminado sem levar um cartão amarelo foi no dia 13 de março de 2021, quando visitou o Estádio da Luz, e nesse jogo o árbitro Manuel Mota não advertiu nenhum jogador do Boavista com o cartão amarelo. 1416 dias e 141 jogos depois, o Boavista termina um jogo sem levar qualquer cartão amarelo.

Na época 2021/22, a mais 'amarelada', em 38 jogos, entre Liga e taças, o Boavista foi advertido com 131 cartões amarelos. Seba Pérez viu 14 amarelos, Rodrigo Abascal, em segundo lugar, viu 13 amarelos. Com 12, aparecem três jogadores: Jackson Porozo, Peter Musa e Gustavo Sauer.