Automobilismo Félix da Costa sexto na estreia no Porsche 963 e na categoria Hypercar

AUTOMOBILISMO29.04.202319:42

A Toyota, com o GR010 Hybrid #8 (Mike Comway, Kamui Kobayshi e José María López), ganhou as 6 Horas de Spa-Fracorchamps, ronda 3 do Mundial de Resistência e «ensaio geral» para as 24 Horas de Le Mans (10 e 11 de junho), maratona que celebra 100 anos em 2023. É a 3.ª vitória da equipa nipónica esta temporada, em 3 corridas, e a 7.ª consecutiva na etapa belga do WEC. Em 2.º, a 16,637 s, o GR010 Hybrid #7 (Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Rio Hirakawa). Na 3.ª posição, a 1.14,439 m, o Ferrari 499P #51 (Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi).

António Félix da Costa estreou-se na categoria de topo do WEC (Hypercar) e terminou a corrida, a primeira no WEC do Porsche 963 do Team Hertz Jota, na 6.ª posição, a 1 volta dos vencedores. A equipa inglesa recebeu o LMDh muito recentemente e não teve oportunidade de testá-lo antes de competir pela 1.ª vez no Mundial, facto que alimenta a expetativa de resultado positivo em Le Mans, por dispor de algumas semanas para trabalhar no desenvolvimento da máquina!

Em LMP2, Filipe Albuquerque 5.º classificado em Spa, com Frederik Lubin e Phil Hanson no Oreca 07-Gibson da United Autosports. O Team WRT, com o luso-angolano Rui Andrade, o polaco Robert Kubica e o suíço Louis Delétraz aos comandos de protótipo igual, venceu a categoria numa corrida com muitos momentos de caos, devido tanto à instabilidade meteorológica como à impossibilidade de pré-aquecimento dos pneus, decisão que está a originar muita contestação e, hoje, provocou uma mão cheia de acidentes aparatosos, felizmente sem consequências físicas para os pilotos – o Safety Car conduzido pelo português Bruno Correia teve 4 intervenções durante as 6 Horas.

Entre os LMGTE Am, vitória do Ferrari 488 GTE Evo da Richard Mille AF Corse, com Luis Pérez Companc, Alessio Rovera e Lilou Wadoux.