Célebre Honda NSX vermelho de Ayrton Senna à venda por valor à medida da sua fama
Ayrton Senna ao volante do seu Honda NSX vermelho na Estrada do Guincho (d.r.)

Célebre Honda NSX vermelho de Ayrton Senna à venda por valor à medida da sua fama

MOTORES24.04.202418:18

Unidade de 1991 do superdesportivo tornou-se icónica por ser conduzia pelo piloto brasileiro em Portugal. O seu proprietário desde 2013 é um britânico e está a vendê-lo por pequena fortuna

O Honda NSX vermelho de Ayrton Senna, o carro particular mais icónico do tricampeão mundial de Fórmula 1, conduzido pelo malogrado piloto brasileiro nas suas frequentes estadas em Portugal, está à venda por 580 mil euros.

O superdesportivo da marca japonesa, produzido e matriculado em 1991, é uma das três unidades (mais duas com pintura preta) deste modelo que Senna conduzia e uma de duas que Senna dispunha no nosso país, na sua casa de férias na Quinta do Lago, no Algarve, ou quando competia ou testava no Autódromo do Estoril durante os seus anos na McLaren, equipa que representou entre 1988 e 1993, e que utilizou motor Honda de 1988 a 1992.

O Honda NSX vermelho de Senna é propriedade do empresário britânico Robert McFagan, que explicou a sua história com o valioso automóvel. «Comprei-o em 2013, durante uma viagem ao Algarve, e tenho-o desde então orgulhosamente guardado na minha propriedade em East Sussex [Reino Unido]. O NSX vermelho de Senna foi-lhe oferecido pela Honda com quem tinha parceria comercial e Senna utilizou-o com frequência durante as suas estadias em Portugal. O carro tem pouco mais de 63.000 km e tem apenas dois registos, um em nome de Senna e no meu», conta.

Em 2019, o NXS vermelho foi exibido publicamente no circuito de Imola, em San Marino, por ocasião das cerimónias do 25.º aniversário do trágico morte do piloto, conduzido por Giancarlo Minardi, fundador da extinta equipa de Fórmula 1 denominada com o seu apelido.

A primeira geração do Honda NSX foi produzida entre de 1990 e 2005 e dispunha de motor V6 atmosférico de 3.0 litros com 283 cv e transmissão manual de cinco velocidades. O modelo foi a primeira tentativa da Honda de fazer um superdesportivo de motor central capaz de rivalizar com os Ferrari na época, assumiu os responsáveis do construtor nipónico.

O Honda NXS é um modelo ainda mais conotado com Ayrton Senna devido a um aparentemente pouco significativo – mas carregado de simbolismo - contributo que o piloto deu ao desenvolvimento do carro. Em 1989, a Honda deslocou um protótipo quase definitivo do NSX ao circuito japonês de Suzuka para o piloto da McLaren, equipa de Fórmula 1 que o fabricante fornecia de motores, experimentá-lo.

Apreciação do genial piloto não foi positiva. «Não tenho a certeza de que vos possa dar um conselho adequado sobre um carro de produção, mas acho-o um pouco frágil». A consequência destas palavras nos engenheiros da Honda – os responsáveis do construtor pelo programa de Fórmula 1 admiravam o brasileiro pelo talento, mas acima de tudo pelo perfecionismo quase patológico - foram mais oito meses de desenvolvimento intenso e contínuo do carro até que em derradeiros testes realizados no lendário Inferno Verde de Nurburgring Nordschleife, na Alemanha, aferiu-se que a rigidez estrutural do automóvel aumentara extraordinários 50 por cento.

Então, sim, o Honda NSX estava pronto para entrar em linha de montagem e tornar-se um dos mais carismáticos superdesportivos dos anos 90.