Wimbledon: Medvedev impõe-se a Sinner em maratona de cinco sets
Russo colocou ponto final a uma série de cinco derrotas consecutivas contra italiano, num encontro em que o rival venceu mais pontos; Na meia-final enfrenta vencedor do encontro entre Carlos Alcaraz e Tommy Paul
Pela segunda vez na carreira, Daniil Medvedev qualificou-se para as meias-finais de Wimbledon, depois de o ter feito na temporada passada. E de que maneira o conseguiu! Ao fim de 4 horas, o russo garantiu passaporte para os últimos quatro tenistas na prova londrina, ao derrotar o número um mundial, Jannik Sinner, por 3-2, com os parciais de 6/7 [7-9], 6/4, 7/6 [7-4] 2/6 e 6/3, colocando um ponto final numa série de cinco derrotas consecutivas contra o italiano, incluindo o desaire na final do Open de Austrália.
Foi com uma exibição sólida que o moscovita eliminou o transalpino, melhor nos momentos críticos do encontro, isto porque, Sinner foi o que mais pontos ganhou (164 contra 160), precisando apenas de três quebras de serviço do rival – todas nos parciais que venceu – para confirmar o triunfo.
Porém, depois de perder o primeiro parcial no tiebreak, no qual dispôs de set point, Medvedev aproveitou uma quebra de ritmo do transalpino, que se mostrou limitado fisicamente, tendo mesmo de pedir assistência médica. O fisioterapeuta do circuito– o português David Pires - entrou em court e mediu os níveis de oxigénio do italiano, que manifestou em campo algumas tonturas, antes de ser visto pelo terapeuta.
Medvedev chegou ao 2-1, apesar de ter desperdiçado jogo de serviço a 5/4 para chegar mais cedo à liderança do encontro, porém, no desempate, aguentou bem a agressividade de Sinner e, com um ás, selou a partida a seu favor.
Mas o embate estava longe de ficar resolvido e o n.º 1 mundial venceu a quarta partida de relâmpago e entrou com motivação redobrada no quinto e decisivo parcial, onde dois jogos de serviço foram vitais para a vitória do moscovita. Primeiro, conseguiu quebrar o serviço de Sinner (3/1), que tentou a todo o custo recuperar o break em atraso. Medvedev foi obrigado a ir a vantagens por quatro vezes, mas crucialmente, não enfrentou break points e chegou ao 4/1.
O ponto que deu a vitória a Medvedev:
E mesmo com 11 duplas faltas no duelo inteiro, o russo fez um jogo de serviço perfeito para confirmar presença nas meias-finais, esperando pelo vencedor do encontro entre Carlos Alcaraz, campeão em título, e o norte-americano Tommy Paul.