Wimbledon adota inovação revolucionária
Juízes de linha irão desaparecer e será utilizada uma tecnologia de chamada de linha eletrónica, a partir de 2025
Uma decisão que continua a revolucionar o ténis mundial. A partir de 2025, os juízes de linha já não irão marcar presença no torneio de Wimbledon, uma vez que o All England Club decidiu adotar a 'chamada de linha eletrónica'. A tecnologia será utilizada em todos os jogos da fase de qualificação e do quadro principal e substituirá os juízes, que eram responsáveis por assinalar os 'foras' e as 'faltas' de serviço.
A decisão de Wimbledon foi forçada pela tomada de posição da ATP (Association of Tennis Professionals) de adotar a Electronic Line Calling Live em todo o circuito masculino, no interesse de uma maior precisão e consistência.
«A decisão de introduzir a Electronic Line Calling Live nos torneios foi tomada após um período significativo de reflexão e consulta», começou por dizer Sally Bolton, diretora executiva do All England Club.
«Depois de analisarmos os resultados dos testes realizados este ano, consideramos que a tecnologia é suficientemente robusta e que é o momento certo para dar este passo importante na procura da máxima precisão na nossa arbitragem. Para os jogadores, esta tecnologia irá oferecer-lhes as mesmas condições em que jogaram em vários outros eventos», continuou, antes de endereçar uma palavra para os juízes de linha: «Levamos muito a sério a nossa responsabilidade de equilibrar tradição e inovação em Wimbledon. Os árbitros de linha têm desempenhado um papel central na nossa estrutura de arbitragem nos torneios há muitas décadas e reconhecemos a sua valiosa contribuição e agradecemos-lhes o seu empenho e serviço.»