Taça Europa: FC Porto agiganta-se perante o Bahcesehir na 1.ª mão dos quartos de final
Cleveland Melvin foi o melhor marcador do encontro com 27 pontos (FIBA)

Taça Europa: FC Porto agiganta-se perante o Bahcesehir na 1.ª mão dos quartos de final

BASQUETEBOL06.03.202422:08

Dragões venceram de forma clara os vencedores da edição de 2022, que contavam com uma série de onze vitórias consecutivas na competição

O FC Porto entrou da melhor forma nos quartos de final da Taça Europa ao conseguir uma grande vitória frente ao Bahcesehir College por 90-80. Esta é a segunda vez (consecutiva) que os dragões marcam presença nesta fase da prova, mas mostraram-se decididos a melhorar este registo para atingir pela primeira vez as 'meias' da prova.

Desta forma, a entrada dos azuis e brancos foi fulgurante, aproveitando uma entrada algo a frio dos vencedores da edição de 2022 e que contavam com uma série de 11 vitórias seguidas na competição europeia. Se no primeiro período o conjunto de Fernando Sá construiu vantagem confortável de 8 pontos (23-15), não se intimidou com o poderio da turma turca e conseguiu elevar a diferença pontual para dez pontos no fecho da primeira parte (42-32). Mais impressionante ainda foi o facto de 'apenas' ceder 32 pontos ao melhor ataque da competição (92,9), neste tempo.

Durante a pausa, a pergunta que se colocava era se a formação nortenha conseguiria aguentar a pressão dos otomanos e segurar a vantagem. O terceiro período deu a entender que a partida ia sofrer uma mudança de rumo. Com os visitantes a afinarem a pontaria, subindo a percentagem de triplos concretizados para 50% nesta fase do duelo, a desvantagem turca reduziu para cinco pontos (65-60).

A formação liderada Dejan Radonjic esteve muito perto do empate (65-63), mas a turma de Fernando Sá teve grande reação. Mas é no momento mais vital do embate, o derradeiro quarto período, que os grandes jogadores e equipas mostram o seu valor. E do lado do FC Porto a estrela foi, sem qualquer dúvida Cleveland Melvin (27 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências). Que jogo fez o extremo norte-americano, com destaque para os dez pontos nestes últimos dez minutos, que catapultaram a equipa para a maior vantagem que se verificou no encontro (83-69).

«Independentemente da vitória ou da derrota, deixa-me extremamente satisfeito ver a atitude desta equipa», revelou o técnico luso na entrevista rápida, logo após o fim do jogo. «Estivemos muito focados e não nos acanhámos nunca, é isso que nos leva a sonhar, pois não interessa quem nos aparece pela frente. O caráter destes jogadores faz com que estejam a um nível altíssimo nestes momentos. Sempre que eles se aproximaram, soubemos reagir», concluiu.

A vitória é certamente muito importante para os dragões, mas é ainda mais devido aos 10 pontos de folga que levam para a Turquia. Isto porque o resultado alcançado conta para a totalidade da eliminatória, o que significa que uma derrota por 9 colocaria os lusos numa inédita semifinal da competição europeia.