Sporting vence e pressiona Benfica e FC Porto antes do clássico
Eddie Ekiyor voltou a ser o melhor marcador dos leões diante do V. Guimarães (Sporting)

Sporting vence e pressiona Benfica e FC Porto antes do clássico

BASQUETEBOL04.02.202418:07

Leões levaram a melhor sobre o V. Guimarães

A uma semana do Benfica-FC Porto, o Sporting não facilitou e venceu em casa o V. Guimarães (98-68), voltando ao 2.º lugar, agora a um ponto dos dragões e com mais um do que as águias, pronto para aproveitar tudo o que o clássico da próxima jornada lhe trouxer.

Depois de uma primeira parte iô-iô, em que os vitorianos andaram constantemente a encurtar diferenças e a ver o Sporting fugir para diferenças de dois dígitos, o segundo tempo mostrou um leão imperial que rapidamente chegou aos 20 pontos de de vantagem, para depois gerir tranquilamente o resultado. 

Também porque do lado do V. Guimarães, Hudson deixou o jogo logo no início da 2.ª parte com problemas físicos, quando era claramente o melhor marcador dos vitorianos (16 pontos), e o caudal ofensivo minhoto secou.

A ponta final do 2.º período já tinha permitido ver a melhor face do leão, que depois de permitir que o Vitória encostasse nos 37-36 embalou para um parcial de 12-0, que colocou o resultado em 49-36 ao intervalo. No início do segundo tempo os leões ainda colocaram mais cinco pontos nesse parcial, até Hudson interromper esses 17-0 quando se tinham jogado quase dois minutos da segunda parte. Porém o norte-americano que tem sido a principal figura do conjunto vimaranense nesta época saiu logo a seguir com queixas nas costas e a equipa não deixou de ter capacidade para desequilibrar a defesa do Sporting no um para um. 

Ronald Curry Jr. ultrapassa um adversário (Sporting)

À entrada do último quarto a vantagem leonina já era da 72-49, num jogo que terminou com uma diferença de 30 pontos e que teve Eddie Ekiyor em bom plano com 22 pontos e oito ressaltos e seis assistências, além de um inspiradíssimo André Cruz, que anotou 18 pontos, 12 dos quais no último período.  

Na próxima jornada, enquanto Benfica e FC Porto se defrontam na Luz, o Sporting vai ao terreno do Lusitânia, último classificado do campeonato.

Antes disso, porém, na quarta-feira os leões recebem o Legia Varsóvia no jogo decisivo da Taça Europa, que pode valer o apuramento para os quartos de final.