Sporting derrotado na 'negra' pelo Monza na Taça Challenge
Sporting chegou a elevar-se ao favorito Monza na noite de Alvalade, mas cedeu na reta final (CEV)

Sporting derrotado na 'negra' pelo Monza na Taça Challenge

VOLEIBOL23.11.202321:58

Leões recuperaram de 0-2 e disputaram até ao derradeiro ponto este jogo da 1.ª mão dos 16 avos de final da competição, cedendo por 2-3

O Sporting foi derrotado por 2-3 pelos italianos do VV Monza, com parciais de 23-25, 19-25, 24-22, 25-23 e 12-15, na primeira mão dos 16 avos de final da Taça Challenge, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, e enfrentará uma tarefa espinhosa, ainda que concretizável com sucesso, no segundo jogo, em recinto alheio, para inverter a desvantagem e qualificar-se.

Os leões depararam-se com um adversário de qualidade superior, que o treinador João Coelho considerara, na véspera, ser favorito à conquista da competição, e viram-se rapidamente em desvantagem no primeiro set. De qualquer modo, os sportinguistas não esmoreceram e estiveram sempre perto dos transalpinos no marcador, mas não os impediram de fechar o parcial por 23-25 e adiantar-se no encontro (0-1).

O segundo set foi mais desequilibrado, encontrando os verdes e brancos mais dificuldades para se manterem na discussão do parcial, perante um oponente que construiu, sem sobressalto, o triunfo que lhe permitia adiantar-se no jogo, por dois parciais sem resposta, que desde logo se anteviu como vantagem decisiva. Sempre na liderança, o VV Monza colocou a vencer por 2-0 no seguimento de um set fechado com números claros (25-19).

Ao contrário do que poderia temer-se, o Sporting não entregou o jogo aos impetuosos visitantes e lutou com galhardia e talento no terceiro parcial, mantendo-o indefinido até à sua fase crucial. Nesta, coesos e concentrados como ainda não se tinham visto na partida, os leões vergaram os italianos e chegaram à vitória (24-22), relançando-se na discussão do encontro, onde o triunfo era tão importante!

Motivado por este êxito, o Sporting elevou o nível exibicional e desvaneceu as diferenças para a equipa do Monza e assumiu o comando do marcador desde o início do quarto set, e com uma margem quase sempre segura (chegou a 15-11), diante de uns atarantados italianos. A servir bem, a atacar com eficácia e a defender com solidez, o conjunto de Alvalade meteu-se, a passos firmes, a caminho do segundo sucesso parcial e de forçar à negra (25-23).

No quinto e decisivo set, emoção ao rubro no João Rocha, incerteza até ao final, o Sporting tão perto da vitória, de uma noite europeia épica do seu voleibol. A qualificação é possível, ainda que tenha de ser arrancada em recinto alheio.