Sporting começa a defender o título de campeão na Maia
O Sporting sagrou-se campeão nacional de andebol (Lusa)

Sporting começa a defender o título de campeão na Maia

ANDEBOL23.07.202422:39

Campeonato nacional arranca dia 31 de agosto e vai jogar-se em duas fases para conhecer o vencedor do troféu

O Sporting começa a defender o título de campeão nacional em casa do Águas Santas, enquanto o FC Porto recebe o Vitória de Guimarães. Já o Benfica desloca-se à Madeira para medir forças com o Marítimo. Os recém-chegados Nazaré e o SC Horta jogam fora na primeira jornada, com o Avanca e o ABC, respetivamente. O Belenenses recebe o Póvoa.

No próximo ano, o Campeonato Placard Andebol 1 será disputado da mesma forma que em 2023/2024, em duas fases por um total de 12 equipas. A primeira fase será discutida num sistema de todos contra todos a duas voltas e tem o seu fim a 1 de março. Para a segunda fase, com arranque previsto a 29 de março, as 12 equipas serão repartidas em três grupos e transitam com 50% dos pontos conquistados na primeira fase.

O Grupo A, constituído pelos quatro primeiro classificados da primeira fase, irá definir os lugares europeus e o título de Campeão Nacional. O Grupo B, 5º a 8º classificado, vai definir a última vaga europeia. O Grupo C, constituído pelos 9º a 12º classificados da primeira fase, vai definir quem serão as equipas – último e penúltimo posto – a serem despromovidas para a Divisão de Honra 2025/2026.

Na última época FC Gaia Empril e Vitória FC despediram-se do principal escalão de andebol português e, em sentido inverso, o Nazaré Dom Fuas AC conquistou um lugar na I divisão depois de se sagrar Campeão Nacional da II e o SC Horta regressou também ao principal escalão.