Os áudios do VAR no penálti para o Sporting contra o Farense
Confira as conversas entre árbitro e VAR ao assinalar grande penalidade a favor do Sporting contra o Farense na terceira jornada do campeonato
Decorria o minuto 37 do encontro da terceira jornada do campeonato, entre Farense e Sporting, no Algarve, quando os jogadores leoninos pediram grande penalidade por mão na bola de Lucas Áfrico dentro da área dos algarvios.
O árbitro da partida, Tiago Martins, marcou infração, mas foi chamado a ver as imagens pelo VAR, Fábio Veríssimo, que teve outra interpretação. Após rever as imagens, o árbitro manteve a decisão e assinalou penálti para os leões, posteriormente convertido por Gyokeres.
Os áudios foram divulgados no programa Juízo Final, da SportTV+, que contou com os comentários de João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem: «Se olharmos para o lance, nós não gostaríamos que este penálti fosse assinalado. O defesa está parado, a evitar que o atacante se vire, ele não faz nenhum gesto... A bola sofre um desvio de trajetória em cima do defesa e esta acaba por bater no braço. Na prática, diria que este lance não tem nada de penálti.»
Eis a conversa entre árbitro e VAR:
Fábio Veríssimo: Daqui VAR! Recomendo que venhas à zona de revisão porque o jogador [Lucas Áfrico] tem o braço numa posição natural e há um desvio no atacante, imediatamente antes. Vou mostar-te a posição do braço. Antes desvia no atacante!
Tiago Martins: Dá-me outro ângulo. [Vê uma segunda imagem].
Fábio Veríssimo: Bate na coxa [de Pedro Gonçalves] e desvia para o cotovelo [de Lucas Áfrico].
Tiago Martins: Para mim o braço está muito aberto.
Fábio Veríssimo: Tu é que sabes, Tiago. Tu é que sabes... Eu já mostrei a imagem de trás que dá para ver a amplitude do braço.
Tiago Martins: O jogador é o número 44 e, para mim, tem o braço em volumetria e vou manter a minha decisão.