«Sinceramente, nunca pensei baixar da uma hora»
Samuel Barata bateu recorde nacional da meia-maratona esta manhã em Valência (Foto DR)

«Sinceramente, nunca pensei baixar da uma hora»

MODALIDADES22.10.202314:35

Samuel Barata falou do recorde nacional da meia-maratona que estabeleceu este domingo em Valência e mostrou-se ambicioso

Samuel Barata não escondeu a satisfação por ter batido o recorde nacional de meia-maratona (59.40), este domingo, em Valência. Em declarações a A BOLA, o atleta português falou das sensações vividas esta manhã no país vizinho.

«O objetivo era correr rápido na meia maratona de Valência, que é famosa por ser muito rápida, até já possibilitou um recorde do Mundo. Sabia que estava bem, arrisquei correr rápido e passei rápido aos 10 km, a 28.12. Depois fiquei com Carlos Mayo e Pietro Riva, um espanhol e um italiano, tentámos ajudar-nos e ficámos num segundo ou terceiro grupo atrás dos quenianos», começou por dizer o atleta.

«Sinceramente, nunca pensei baixar da 1 hora, o objetivo era a 1 hora e 1 minuto, pois o recorde nacional era 1 hora e 57 segundos, acabei por fazer 59.40. O trabalho está a ser bem feito, estou super satisfeito, mas sempre com o objetivo em mente que que é a qualificação olímpica na Maratona», explicou.

«Vou fazer uma maratona em breve e o objetivo é chegar à maratona, dentro de cinco semanas, na melhor forma possível, porque a maratona é o dobro da meia, são duas meias, e o treino é mais específico. Estou já a trabalhar para ela, estou com bom ritmo nas pernas, mas tenho de pôr mais volume para chegar o mais resistente possível à maratona e correr bem», sublinhou.

Samuel Barata e o treinador António Sousa (Foto DR)