17 janeiro 2024, 08:59
Aos 16 anos já faz história na Austrália
Mirra Andreeva com vitória em menos de uma hora sobre Ons Jabeur
Grega foi derrotada em dois sets; Aryna Sabalenka e Coco Gauff seguem para a terceira ronda
A eliminação de Ons Jabeur (6.ª ranking WTA) foi a grande surpresa do quarto dia do Open da Austrália, mas, no mesmo dia, a tunisiana não foi a única tenista do 'top-10' a despedir-se do torneio. Maria Sakkari, oitava cabeça de série, foi também afastada da prova por Elina Avanesyan (74.ª), por 2-0, com duplo 6/4, ao fim de 1.43 horas.
17 janeiro 2024, 08:59
Mirra Andreeva com vitória em menos de uma hora sobre Ons Jabeur
17 janeiro 2024, 17:55
Tenista russa volta a estar nas bocas do mundo depois de derrotar Ons Jabeur, 6.ª cabeça de série do Open da Austrália
A tenista russa entrou sempre muito bem no encontro, conseguindo quebrar o serviço da adversário no jogo inaugural, colocando-se assim em posição vantajosa. A helénica conseguiu fazer o mesmo quando o marcador registava 3-2 a favor de Avanesyan, mas voltou a ceder o seu jogo de saque (3-4), para se colocar novamente em desvantagem.
A número 74.ª mundial fechou o primeiro set e voltou a quebrar serviço de Sakkari na abertura do segundo. Maria ainda fez o 'contra-break', mas voltou a não segurar o seu jogo de serviço, o que acabaria por ser fatal para a atleta de 28 anos.
Aryna Sabalenka entrou em campo sabendo que Jabeur e Sakkari tinham sido eliminadas, mas a bielorrussa defendeu o seu estatuto como 2.ª favorita a vencer a prova e bateu confortavelmente Brenda Fruhvirtova (107.ª WTA), por 2-0, com os parciais de 6/3 e 6/2.
A atual detentora do título qualificou-se assim para a 3.ª ronda, na qual vai defrontar a ucraniana Lesia Tsurenko (33.ª).
Apesar do triunfo por 2-0, Coco Gauff (3.ª) teve um duelo mais complicado frente à compatriota Caroline Dolehide (43). A vencedora do último US Open vencia por 4-1 no primeiro set, mas a oponente recuperou e chegou a estar a vencer po 6-5, com jogo de serviço na mão. Gauff voltou a quebrar o saque de Dolehide e venceu o tie-break.
Depois deste susto, a tenista de 19 anos teve um segundo parcial autoritário e carimbou passagem para a 3.ª ronda, na qual vai defrontar outra norte-americana, Alycia Parks (82.ª).