Roubaram a cadeira de rodas a David Araújo
David Araújo precisa da cadeira de rodas para se deslocar de forma autónoma para a Faculdade e para os treinos no Dragão. Foto António Borga/Comité Paralímpico

Roubaram a cadeira de rodas a David Araújo

O atleta de 17 anos, que se estreou nos Jogos Paralímpicos em Paris, perdeu quase toda a autonomia em termos de deslocações para a faculdade e os treinos. FC Porto disponiblizou-se para ajudar a comprar uma cadeira nova que custa cerca de 40 mil euros

David Araújo nem queria acreditar quando percebeu que, ontem, a sua cadeira de rodas tinha sido roubada da garagem do prédio onde vive. O atleta do boccia perdeu praticamente a sua autonomia. «Na noitede segunda para terça-feira assaltaram a garagem do prédio onde vivo e levaram a cadeira, que estava a carregar, e que fica sempre lá, porque não cabe no elevador», explicou o atleta de 17 anos, à agência Lusa.

O elemento mais jovem da comitiva portuguesa nos Jogos Paralímpicos em Paris2024 explicou o enorme transtorno que o roubo lhe causa. «Costumava ir de metro para a faculdade e também ia sozinho para os treinos [no Estádio do Dragão], sem a cadeira não consigo fazer isso», lamentou. «A cadeira foi feita à minha medida e tem todas as sofisticações de que preciso».

Estudante de Direito, David precisa de cerca de 40 mil euros para substituir a cadeira mas enquanto não consegue arranjar essa verba, depende de ajuda para praticamente tudo. «Com a cadeira manual é tudo muito mais complicado, e não tenho a liberdade que tinha com a outra. Aquela cadeira era muito específica, já experimentei outra que não foi feita à minha medida e achei muito desconfortável», explicou o portista que poderá contará com a ajuda do FC Porto para tentar arranjar uma nova cadeira de rodas.

David Araújo, campeão nacional de boccia na classe BC2, estreou-se em Jogos Paralímpicos este ano, onde competiu nos torneios individual e de equipas BC1/BC2, nos quais foi 11.º e 9.º classificado, respetivamente.