Primeiro teste do Benfica na Liga Europeia é na Suíça
Jota González tem plano bem delineado para derrotar Kadetten Schaffhausen (Fotografia: Benfica)

Primeiro teste do Benfica na Liga Europeia é na Suíça

ANDEBOL07.10.202419:18

Águias iniciam prova frente aos tricampeões helvéticos, o Kadetten Schaffhausen; Demis Grigoras

Vencedor da edição de 2021/22, o Benfica prepara-se para começar a quinta participação na Liga Europeia. Nas próximas quatro semanas consecutivas, faz os primeiros quatro jogos da fase de grupos, estando o primeiro marcado para esta terça-feira, às 19.45 horas, frente aos tricampeões suíços Kadetten Schaffhausen.

«Vamos à Suíça para ganhar. O jogo vai ser intenso e a melhor equipa, espero, seremos nós» disse o jogador encarnado Demis Grigoras, aos meios de comunicação da organização da prova, a EHF.

Porém, a tarefa é árdua. Do outro lado do campo está uma equipa que, tal como o Benfica está pela 5.ª vez a competir na Liga Europeia, sendo que marcou sempre presença na fase a eliminar da prova, na qual já chegou duas vezes aos quartos de final (2022 e 2023), mas ainda procura um lugar na Final Four.

Apesar de as águias já terem aqui um título, o confronto direto é favorável aos helvéticos. Os clubes não são totalmente estranhos um ao outro, já que se defrontaram na fase de grupos da Liga Europeia, em 2022/23, precisamente na época em que o Benfica defendia o título. Aí, o Kadetten venceu os dos jogos pela margem mínima: 26-25, na Suíça, e 28-27, na Luz.

Demis Grigoras, destaca qualidade defensiva dos suíços (Fotografia: Benfica)

Ciente do obstáculo que têm pela frente, o lateral-direito encarnado acautelou para a «muito boa defesa» dos suíços, repleta de «bons jogadores». «Já jogaram encontros muito importantes na carreira, por isso, têm muita experiência. São bons no um para um, mas também nas rápidas transições», analisou o romeno.

Mas o Benfica tudo fará para contrariar o ambiente hostil esperado na BBC Arena. Os pupilos de Jota González procuram ainda o seu melhor nível - estão em 4.º no campeonato após derrotas com FC Porto e Sporting -, mas o treinador encarnado tem plano bem delineado para arrancar a vitória na Suíça.

GRUPO C

1. Kadetten Schaffhausen (Suíça)
2. Limoges HB (França)
3. Benfica
4. Tatran Presov (Eslováquia)

«Preparámos o que queremos para tentar minimizar as virtudes deles, e vamos tentar atacar em velocidade. Vamos ver como as coisas nos correm», adiantou aos microfones da BTV.

Ainda assim, o treinador do Kadetten, Hrvoje Horvat, deixou um aviso aos jogadores. «Todas as equipas nesta competição têm qualidade», disse, e o Benfica não é exceção. «Em primeiro lugar, focamo-nos em nós próprios. Isso é o mais importante. O Benfica ganhou a competição há dois anos, por isso temos de fazer um grande jogo», destacou Horvat.

CALENDÁRIO BENFICA

• Kadetten Schaffhausen (SUI) – Benfica Hoje, 17.45 h
• Benfica – Limoges HB (FRA) 15/10, 19.45 h
• Tatran Presov (SK) – Benfica 22/10, 19.45 h
• Benfica – Tatran Presov (SK) 29/10, 19.45 h
• Benfica – Kadetten Schaffhausen (SUI) 19/11, 19.45 h
• Limoges HB (FRA) – Benfica 26/11, 17.45 h