29 janeiro 2025, 21:43
VÍDEO: golo de Martim Costa a 5 segundos do fim mete Portugal nas 'meias'
Triunfo sobre a Alemanha no prolongamento
Triunfo por 31-30 sobre o vice-campeão olímpico
Portugal venceu a Alemanha por 31-30 no prolongamento e está nas meias-finais do Mundial de andebol!
Depois de um jogo intenso durante 70 minutos, os Heróis do Mar foram mais fortes, Martim Costa marcou o golo decisivo a quatro segundos do fim e soltou a festa lusa. Portugal está entre as quatro melhores seleções do Mundo!
29 janeiro 2025, 21:43
Triunfo sobre a Alemanha no prolongamento
Na 1.ª parte, a equipa lusa roçou a perfeição em termos defensivos. Aos 10’ vencia por 5-1, resultado que só não era superior porque Andreas Wolff decidiu mostrar o porquê de ser um dos melhores guarda-redes do Mundo e aos 6’ já somava seis defesas.
A toada manteve-se durante os primeiros 30 minutos, com Portugal sempre a liderar o marcador, a conseguir várias vantagens de quatro golos, mesmo esbarrando consecutivamente no guardião que ao intervalo tinha nove defesas.
O selecionador alemão precisou de ir ao banco buscar a estrela Juri Knorr, que falhou os dois últimos jogos por lesão, e foi com o central em campo que os germânicos conseguiram a melhor sequência, quando impuseram um parcial de 3-0 – a aproveitar uma exclusão de Martim Costa - e encostaram nos 7-6, à entrada dos últimos 10 minutos do primeiro tempo.
Mas até ao intervalo voltou a ver-se a melhor versão lusa. Kiko Costa apareceu em grande, novamente muito bem acompanhado por Diogo Rêma que, diga-se, teve o trabalho muito facilitado por Salvador Salvador, Victor Iturriza, Luís Frade e Fábio Magalhães, que estiveram sublimes a limitar o ataque germânico.
A 2.ª parte, porém, começou com um grande contratempo para o conjunto luso. Após revisão das imagens, os árbitros decidiram desqualificar Luís Frade com cartão vermelho.
A Alemanha foi crescendo e a 15 minutos do final empatou e aproveitou uma dupla exclusão para Portugal para chegar a dois golos de vantagem.
A alma dos jogadores lusos, porém, foi gigante. E só assim foi possível ir sobrevivendo à exibição monumental de Andreas Wolff na partida. Parecia parar quase tudo, mas a correr atrás do prejuízo nos últimos minutos, conseguiu segurar o empate levar o jogo para prolongamento, com o marcador a registar 26-26 no final dos 60 minutos.
No tempo-extra Portugal voltou melhor e com dois golos de Martim Costa voltou a passar para a frente, entrando na segunda parte do prolongamento a ganhar por 29-28.
E voltou a ser o mais velho dos irmãos Costa a marcar o golo decisivo, aguentando sobre os ombros o sonho de todo um país.
Kiko Costa terminou como o melhor marcador da equipa lusa, com oito golos, o irmão Martim apontou 'apenas' quatro, mas três deles no prolongamento e pode reclamar para si o papel de herói da partida, num jogo em Wolff acabou com 21 defesas! E isso mostra bem o quanto a seleção lusa teve de ser persistente para ultrapassar o vice-campeão olímpico e marcar encontro com a Dinamarca, tricampeã do Mundo, na sexta-feira.
Heróis!!! Muitos parabéns