Hóquei em patins Portugal estreia-se com goleada no GoldenCat
A seleção nacional sénior masculina venceu, na sexta-feira, o primeiro jogo do Torneio Internacional GoldenCat, com uma goleada por 3-9 frente à seleção anfitriã, a Catalunha.
Com a estreia de Xano Edo na baliza das quinas, o jogo começou com algum equilíbrio. O primeiro aviso partiu dos catalães, com uma bola ao ferro da baliza lusa. A mostrar um ligeiro ascendente e impondo mais velocidade no jogo, a Catalunha beneficiou de um penálti ao minuto 18, mas o guardião português negou o golo à primeira, e na recarga, a Xavi Costa.
Na primeira pausa técnica do jogo, Renato Garrido pediu mais tempo e organização no ataque e a seleção correspondeu: Ao minuto 14, Henrique Magalhães recuperou a bola e meteu em Gonçalo Alves, que marcou o primeiro para as quinas (0-1). O golo trouxe segurança à equipa portuguesa e o jogo começou a fluir mais.
No minuto sete, nova combinação entre Henrique Magalhães e Gonçalo Alves resultou no segundo golo de Portugal: Magalhães levou a bola até à área adversária e assistiu Gonçalo que bisou para o 0-2. A três minutos do intervalo, João Rodrigues marcou terceiro (0-3), resultado com que as equipas foram para o balneário.
No tempo complementar, só deu praticamente Portugal. Telmo Pinto e João Souto dilataram para o 0-5 (minutos 19 e 17). A Catalunha reduziu para o 1-5, mas dois golos no mesmo minuto, primeiro de João Rodrigues e depois de Rafa (minuto 13) arrumaram praticamente a partida (1-7). Até ao final, mais dois golos lusos, assinados por Gonçalo Alves e João Souto, e dois da Catalunha, fecharam o resultado em 3-9.
No final do jogo, Gonçalo Alves considerou que «foi um bom início do torneio» e acrescentou que a equipa veio «com o intuito de treinar e melhorar o treino conjunto». «Estamos numa fase em que precisamos destes jogos para conseguir o melhor entrosamento entre todos e, para o primeiro jogo, fizemos um bom trabalho tanto ofensiva como defensivamente. Agora é descansar para amanhã porque temos mais um teste e um trabalho para fazer».
O selecionador nacional, Renato Garrido, explicou que «as coisas foram correndo bem, tal como tínhamos preparado». Garrido considera que «ainda faltam muitos aspetos táticos para consolidar» pois «no início do jogo não entrámos como queríamos, mas depois fomos conseguindo criar a nossa identidade. O resultado espelhou a nossa eficácia num jogo bem disputado da nossa parte», disse.
A preparação da seleção nacional para o Campeonato da Europa continua, neste Torneio GoldenCat, amanhã, com mais dois jogos, frente a França (9.45 horas) e Itália (17h), que o selecionador prevê «complicados, com equipas também numa fase precoce da preparação, com todos a tentar encontrar os seus melhores níveis, quer físicos, quer de modelos de jogo».