Portugal disputa Taça das Nações B a partir de 2026
Reformulação do calendário internacional. Lobos entram numa competição bianual secundária. Subidas e descidas a partir de 2030.
Portugal deverá ser um dos países a integrar a Taça das Nações 2 (Nations Cup 2) de râguebi masculino, nova competição bianual a arrancar em 2026 e que foi aprovada na reunião do Conselho Geral da World Rugby, em Paris. A informação foi transmitida A BOLA por fonte da Federação Portuguesa de Râguebi.
Numa reunião considerada histórica para a modalidade de onde saiu um pacote de alterações substanciais ao calendário internacional, a entidade que superintende o râguebi à escala global criou uma nova competição bianual, Taça das Nações, a disputar, a partir de 2026, por 12 das melhores seleções mundiais (Seis Nações, Rugby Championship e duas convidadas pelas associações do Hemisfério Sul) e uma prova secundária, organizada pela World Rugby, onde entrará a Seleção Nacional.
Disputada na janela de junho e novembro, os lobos entram na competição secundária com outras seleções do tier 2 e inferior.
Embora a World Rugby não tenha anunciado as nações participantes na prova, estas devem incluir as seleções da Rugby Europe Championship: Geórgia, Roménia e Espanha, e outras do Hemisfério Norte: Estados Unidos; e Sul: Samoa, Tonga, Chile, Uruguai e Namíbia, que não entram na competição principal.
O sistema de subidas e descidas entre as duas competições só será aplicado a partir de 2030, informa ainda a World Rugby.
Na Taça das Nações, torneio principal, estará reservada e fechada nos primeiros quatro anos (2026-2030) às seleções do Torneio das Seis Nações - Irlanda, França, Inglaterra, País de Gales, Escócia e Itália – e às nações da SANZAAR – África do Sul, Nova Zelândia, Austrália e Argentina.
A estas quatro serão acrescentados mais dois países a serem selecionados pela organização que gere as as provas no Hemisfério Sul, posicionando-se o Japão e as Fiji como favoritos.
Foi igualmente anunciado uma competição anual no Pacífico (Pacific Nations Cup), a envolver Canadá, EUA e Japão (grupo norte-americano/Japão), Fiji, Tonga e Samoa (grupo ilhas do Pacífico).
Será jogado na janela, do Hemisfério Sul, de agosto e setembro, incluído dois grupos de três equipas, a culminar numa final a realizar, alternadamente, nos Estados Unidos ou Japão e arranca já em 2024.