Portugal despede-se com terceira derrota no Europeu

Portugal despede-se com terceira derrota no Europeu

ANDEBOL02.12.202422:43

O último encontro da Seleção Nacional em Basileia, com a França, era, à partida, o que apresentava maior dificuldade, o que veio a confirmar-se. Portugueses perderam por 16-38

A Seleção portuguesa de andebol feminino despediu-se da sua segunda participação num Campeonato da Europa - a primeira conteceu há 16 anos na Macedónia - com uma derrota frente à França, por 28-16, esta segunda-feira, encerrando a exibição em Basileia, na Suíça, com a terceira derrotaconsecutiva na fase final.

Depois de perder por 30-24 com a Espanha, num jogo cujo resultado não espelha o equilíbrio do desenrolar do encontro, e por 22-21 com a Polónia, numa partida que foi decidida nos instantes finais, a equipa orientada por José António Silva sofreu frente à França o desaire mais, já com a eliminação do Grupo C consumada antecipadamente.

Portugal nunca conseguiu dar luta às francesas, que dominaram, como aliás seria de esperar, e se revelaram superiores em todos os domínios.

A formação nacional até marcou primeiro e Jéssica Ferreira, que tinha sido MVP com as polacas, manteve o sonho do primeiro triunfo em fases finais de pé com três defesas consecutivas. Mas o entusiasmo das portuguesas durou pouco e não foi preciso muito tempo para que o selecionador nacional pedisse um time-out, com o marcador a registar 2-7 e a ameaçar tornar-se ainda mais expressivo, o que viria a acontecer aos 2-10.

Durante 10 intermináveis minutos, Portugal cometeu sucessivas falhas técnicas, revelou ansiedade e uma incapacidade óbvia para passar pela defesa gaulesa, a justificar em campo o currículo que carrega: campeã da Europa em 2018, vice em 2020 e bronze em 2002, 2006 e 2016.

Ao intervalo, era notória a diferença entre as duas formações: 8-16.

Na segunda parte, o rumo não se alterou. Portugal insistiu e persistiu nos mesmos erros, sem capacidade para melhorar em termos ofensivos, com sucessivas perdas de bola. Restava, pois, evitar um descalabro em termos numéricos e aguardar que o relógio passasse rapidamente.

Alicia Toublanc e Sarah Bouktik, ambas com cinco golos, foram as melhores marcadoras do encontro, enquanto do lado português Constança Sequeira, com quatro tentos, e Joana Resende, com três, foram as melhores.

Na outra partida do grupo, a Polónia venceu a Espanha, por 26-23, e seguirá com as francesas para a próxima fase.