Erros no final da primeira parte deram vantagem ao conjunto nórdico
Portugal bem tentou, mas a tarefa de derrotar a atual campeã em título, a Suécia, provou ser demasiado difícil. Em Hamburgo, os suecos confirmaram o favoritismo e derrotaram os portugueses por 40-33.
Martim Costa bem tinha avisado que para Portugal derrotar a Suécia precisariam de ser perfeitos e, de facto, a primeira parte foi (quase) perfeita para os Heróis do Mar, com a turma lusa a conseguir fazer frente a frente aos nórdicos. Mas os cinco minutos anteriores ao intervalo foram fatais para as aspirações portuguesas em chegar às meias-finais do europeu. Numa altura em que a partida se encontrava a perder por um golo (16-15), a seleção lusa desconcentrou-se.
Duas perdas de bola do conjunto orientado por Paulo Pereira foram capitalizadas pelos suecos e o guarda-redes sueco Thulin fez uma importante defesa para deixar os escandinavos com uma vantagem de quatro golos na ida para os balneários (19-15).
No segundo tempo, voltou a verificar-se a superioridade sueca e dois jogadores destacaram-se. O guarda-redes Thulin, que viria a ser o homem do jogo, assinou dez defesas em 30 remates, ao passo que Lucas Pellas foi muito sólido na linha de sete metros, facto que o tornou o melhor marcador do encontro com dez golos.
Com este resultado, a seleção portuguesa fica afastada das meias-finais do campeonato europeu, uma vez que à sua frente está a Dinamarca, com seis pontos, e a Suécia, com seis, sendo que as duas seleções vencem o confronto direto contra a turma lusa. Ainda assim, Portugal mantém-se na luta pelo terceiro lugar do grupo - garantido caso a seleção vença os Países Baixos - e ainda pode melhorar o sexto lugar que registou na edição de 2020, mantendo também vivas as esperanças de se qualificar para o torneio pré-olímpico.
TERMINA A PARTIDA EM HAMBURGO! SUÉCIA BATE PORTUGAL 40-33
A perfeição que Portugal ambicionava mostrar no encontro durou 25 minutos, mas os cinco minutos finais da primeira parte, que deram vantagem de quatro golos aos suecos, mostraram-se fatais para os Heróis do Mar.
59' - Bergendahl faz o primeiro golo da conta pessoal a um minuto do final do jogo (39-33).
58' - Impressionante... Thulin e Lucas Pellas são claramente as figuras de jogo e estes últimos dois minutos (quase) resumem o encontro. Thulin faz a décima defesa e antes Pellas fez... o décimo golo (38-33).
56' - Grande jogada de Portugal resulta em golo de Luís Frade, depois de novo livre de sete metros assinado por Lucas Pellas (37-32).
55' - Está cada vez mais difícil chegar ao empate. Martim Costa tenta o remate, mas Thulin está a fazer um enorme encontro e defende o remate do português (36-31).
54' - A Suécia não facilita e Karlsson volta a manter a vantagem em cinco golos (35-30).
54' - Importante roubo de bola a Sandell termina com golo de Martim Costa, o oitavo do embate. Quatro golos separam as equipas (34-30).
53' - Depois de Salvador Salvador responder ao golo de Sandell (34-29), a Suécia pede desconto de tempo. Faltam sete minutos para o fim do encontro e começa a escassear o tempo para Portugal empatar.
52' - Gustavo Capdeville entra para o lugar de Rêma para tentar defender novo livre de sete metros de Lucas Pellas, mas sem sucesso. Na posse de bola seguinte, Luís Frade volta a manter a desvantagem em cinco golos (33-28).
50' - Oitavo golo de Lucas Pellas através de livre de 7 metros. O sueco enganou Diogo Rêma com simulação para marcar, mas Luís Frade respondeu imediatamente. 32-27 para a Suécia.
49' - Martim Costa faz o sétimo golo da conta pessoal e iguala Lucas Pellas na lista de melhores marcadores do encontro. 31-26 a favor da Suécia.
49' - Rápida sequência de dois golos para cada equipa, mas mantém-se a diferença de seis (31-25).
48' - Impressionante defesa de Thulin nega o 28-24 a Portugal. Felix Claar aproveita o facto de Cavalcanti ter sido excluído e faz golo de baliza aberta (29-23).
45' - Entramos no último quarto de hora de jogo com golo de Francisco Costa, o quinto da partida (28-23).
45' - Ao fim de 45 minutos, Portugal já perdeu nove posses de bola e os escandinavos apenas cinco. Foi precisamente através de perda de posse de bola que Felix Claar fez o 28-22.
44' - Albin Lagergren livra-se muito bem da defesa portuguesa e faz o 27-21. Na posse de bola seguinte, Martim Costa consegue reduzir para 27-22 e Oscar Bergendahl é excluído por dois minutos.
40' - Portugal consegue reduzir para 26-21. Diogo Rêma assina grande defesa e na transição, Leonel Fernandes marco o 21.º golo luso do encontro.
39' - Assim fica difícil! Thulin está a manter a vantagem sueca em seis golos e volta a negar golo português, defendendo desta vez remate de Leonel Fernandes. Guarda-redes já leva sete defesas.
39' - Mais uma defesa de Tobias Thulin, que volta a negar o golo de António Areia, na ponta esquerda (25-19).
38' - Depois de revisão de vídeo, os árbitros excluem o sueco Darj por dois minutos depois de dar um golpe nas costas de António Areia.
37' - Suecos estão mais fortes neste arranque de segunda parte e já está a fazer parcial de 5-0. Gottfridsson e Pellas fizeram os últimos dois golos e Paulo Pereira pede imediatamente desconto de tempo.
35' - Muito azar para Portugal! Leonel Fernandes dificultou a receção e já em desiquilíbrio rematou para defesa do guarda-redes sueco. Na posse de bola seguinte, Lucas Pella converte livre de sete metros e volta a dar vantagem de quatro golos para os nórdicos (23-19).
34' - Remate falhado de Martim Costa permite à Suécia fazer o 22-19 em contra-ataque.
33' - Portugal reduz a desvantagem para dois golos, depois de Luís Frade marcar, e pode mesmo ficar a um golo, já que a Suécia atirou bola ao poste.
32' - Portugal está a atacar mais rapidamente. Depois de Carlsbogard ter feito golo, Martim Costa volta a responder imediatamente (20-17).
331' - Martim Costa faz imediatamente o 19-16. É o segundo golo do lateral no jogo. Entretanto Diogo Rêma assume lugar na baliza portuguesa.
COMEÇA A SEGUNDA PARTE!
Portugal começa com a posse de bola.
INTERVALO EM HAMBURGO! SUÉCIA VENCE PORTUGAL POR 19-15
Depois de um começo de jogo muito equilibrado, que se estendeu até ao fim destes 30 minutos, foi a Suécia que conseguiu adiantar-se no encontro, aproveitando um período de desconcentração portuguesa, refletida nos erros que cometeu.
29' - Felix Claar confirma esse cenário a poucos segundos do fim da primeira parte. Kiko Costa ainda tentou remate de longa distância, devido ao escasso tempo que tinha antes do fim dos primeiros 30 minutos, Thulin fez a segunda defesa do encontro.
29' - Verifica-se um período menos positivo para os Heróis do Mar. Tobias Thulin substituiu Andreas Palicka na baliza sueca e este defendeu remate luso para dar chance aos escandinavos para aumentar a vantagem para quatro golos...
28' - Mais uma perda de bola de Portugal, desta vez da parte de Rui Silva e a Suécia consegue aumentar a vantagem para três golos, depois de golo de Lucas Pella através de livre de 7 metros. Quarto golo do encontro para o jogador do Montpellier.
27' - Dois minutos de exclusão para Karlsson, mas mantém-se a diferença de dois golos a favor dos nórdicos (17-15).
25'- Miguel Martins corrige imediatamente o erro com GRANDE remate de longa distância a surpreender Palicka. 16-15 Suécia.
24' - Dois golos de vantagem para a Suécia! Depois do pedido de desconto de tempo, Miguel Martins é intercetado por Lukas Sandell, que faz o 16-14.
24' - Má sequência de eventos para Portugal! Depois de Johansson fazer o empate (14-14), o conjunto de Paulo Pereira não consegue fazer o 15.º golo. Na transição Sebastian Karlsson consegue devolver a liderança aos suecos. Timeout pedido pelo selecionador nacional português.
22' - PORTUGAL NA FRENTE DO MARCADOR! Luís Frade confirma a vantagem portuguesa e faz o 14-13. Ainda assim, a Suécia tem a posse de bola e vai tentar fazer o 14-14.
20' - MIGUEL MARTINS volta a empatar a partida (13-13) e Suécia perde a bola, Portugal volta a ter oportunidade para saltar para a liderança do encontro.
18' - 13-12 para a Suécia, mas Portugal tem a posse de bola.
16' - Darj dá a vantagem aos suecos mais uma vez e Miguel Martins perde a bola na posse seguinte, mas escandinavos não conseguem aumentar a diferença para dois golos. Na resposta, mais um golo de Kiko Costa, o quarto do jogo.
15' - Jogo muito equilibrado nestes primeiros 15 minutos da primeira parte. Ambas as seleções estão a ser eficazes ofensivamente e mantém-se a igualdade 10-10. Pedro Portela é o melhor marcador português do encontro com quatro golos.
13' - PORTUGAL ESTÁ NA FRENTE DO ENCONTRO! Pedro Portela converte livre de 7 metros e faz o 8-7 para os portugueses!
12' - CAPDEVILLE A BRILHAR MAIS UMA VEZ! Depois de Luís Frade empatar a 7-7, os suecos tentaram rápido ataque em transição, mas Capdeville assina a quinta defesa do duelo. Heróis do Mar têm chance de passar para a liderança do encontro.
9' - Gottfriedsen volta a dar vantagem aos suecos (6-5). Cavalcanti regista a primeira exclusão do jogo e os nórdicos tiveram oportunidade de elevar a diferença para dois, mas Gustavo Capdeville defende livre de sete metros e está a ser a figura do jogo dos portugueses nestes início de partida. Guarda-redes já fez quatro defesas.
8' - ESTÁ FEITO O EMPATE EM HAMBURGO! Recuperação de bola permite rápida transição dos portugueses e Pedro Portela faz o empate.
7' - Grande defesa de Capdeville, a segunda no duelo, e mantém-se a diferença de um golo, depois de Kiko Costa se juntar ao irmão na lista de marcadores.
6' - Luís Frade ganha livre de 7 metros e Pedro Portela converte castigo máximo (4-3). Portugal não deixa os nórdicos fugir com o encontro.
5' - Martim Costa, o melhor marcador do europeu, faz o primeiro golo da conta pessoal e reduz para 3-2. Lucas Pella volta a estabelecer vantagem de 2 golos para os escandinavos a partir de livre de 7 metros. 4-2 para Suécia.
4' - Suécia entra muito forte no jogo e os Heróis do Mar estão a ser permissivos na defesa. 3-1 para os nórdicos e o guarda-redes, Andreas Palicka já leva duas defesas, uma a partir de livre de 7 metros.
2' - Pedro Portela marca o primeiro por Porgugal, mas Suécia já vence por 2-1.
COMEÇA A PARTIDA EM HAMBURGO!
Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes, Luís Frade, Alexandre Cavalcanti, Salvador Salvador, Rui Silva e Pedro Portela compõem o sete inicial de Portugal.
Suécia segue com a bola
JÁ SE OUVEM OS HINOS !
Faltam 10 minutos para o encontro começar e as equipas começam a entrar em campo para se ouvirem os hinos.
Boa tarde, a seleção nacional tem este domingo um dos mais importantes jogos da história. Portugal joga dentro de momentos o terceiro encontro da Main Round frente à Suécia (17 h) e está ainda imbatível nesta segunda fase do torneio. No primeiro duelo derrotou a poderosa Noruega (37-32) e no segundo bateu a Eslovénia (33-30).
Com estes resultados, os Heróis do Mar surgem na terceira posição do agrupamento com 4 pontos, precisamente os mesmos... dos suecos, que vêm de uma derrota com a Dinamarca. Desta forma, a tarefa que se avizinha não é nada fácil, uma vez que os escandinavos são uma das melhores equipas do mundo e os campeões em título.
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO DE PORTUGAL
Dinamarca - 6 pontos Suécia - 4 pontos Portugal - 4 pontos Noruega - 2 pontos Eslovénia - 2 pontos Países Baixos - 0 pontos
Para derrotar a Suécia, como disse Martim Costa, o conjunto orientado por Paulo Jorge Pereira tem de ser «perfeito». Tal como aconteceu na edição de 2020, quando Portugal surpreendeu o mundo de andebol e derrotou os nórdicos 35-25 no jogo inaugural da Main Round. Foi também neste torneio que se verificou o melhor resultado luso, o sexto lugar.
Lateral destaca boa prestação defensiva e rápidas transições na vitória contra Eslovénia; assume desafio difícil contra Suécia; feliz pelos recordes, mas equipa em primeiro lugar
Portugal continua de olho na qualificação para o torneio pré-olímpico e o objetivo está perto de ser atingido, mas ainda há trabalho a fazer. A competição atribuiu uma vaga direta para o campeão europeu e duas para o pré-olímpico. Desta forma, apenas duas seleções das seguintes seis têm essa oportunidade: Islândia, Países Baixos, Áustria, Croácia, Eslovénia e, claro, Portugal.