Oliveirense, SC Tomar e Valongo na elite europeia
Equipa do SC Tomar que garantiu a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões (FPP)

Oliveirense, SC Tomar e Valongo na elite europeia

Trio português presente na segunda qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões garantiu, com um dia de antecedência, o apuramento para a fase seguinte da competição

Com a segunda qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões a terminar no domingo, este sábado já três (das quatro) equipas portuguesas distribuídas pelas quatro poules de apuramento garantiram a presença entre a elite do hóquei em patins europeu. Falta uma, o FC Porto, mas os dragões estão no bom caminho.

Na poule A, a Oliveirense, que sexta-feira tinha goleado, por 10-1, o Diessbach, voltou a vencer neste sábado, êxito por 3-1 diante do Igualada. Marc Torrá, aos 6 minutos, Franco Platero (18’) e Lucas Martínez (34’) marcaram os golos do conjunto de Oliveira de Azeméis, enquanto Oriol Llenas reduziu para o emblema espanhol aos 37 minutos. Este domingo a Oliveirense defronta o também já apurado Forte dei Marmi, pelas 13 horas.

No grupo B, Valongo e SC Tomar também carimbaram, neste sábado o passaporte para a fase de grupos da Liga dos Campeões. No Municipal de Tomar, pavilhão que recebe a poule B, os locais, que sexta-feira tinham vencido o Herringen, por 6-1, voltaram a aplicar chapa 6, agora ao Noia. Em tarde inspirada, Franco Ferruccio fez um póquer (4, 5, 19 e 43 minutos), Pedro Martins (5’),e Guilherme Silva (48’) fizeram os restantes golos. Pelos espanhóis faturaram Xavier Rovira (37’) e Marti Gabarró (45’).

Também o Valongo somou o segundo triunfo em dois jogos. Sexta-feira bateu o Noia, por 6-4, e este sábado atropelou o Herringen, por 11-2. João Almeida (4’, 19’, 22’ e 41’), Miguel Moura (4’), Carlitos (6’, 22’), Gabriel Azevedo (14’ e 48’), Tiago Sanches (12’ e 27’) marcaram para o clube português, Lucas Karschau (20’) e Jan Erik Dobbratz (37’) para os germânicos. Hoje, pelas 14 horas, há duelo português para definir o vencedor do grupo.

No C, o FC Porto foi o primeiro a entrar em rinque este sábado e venceu o Noisy, por 9-1. E com a vitória (5-1) do Lleida, que sexta-feira empatou (1-1) os dragões, frente ao Coutras, espanhóis e portugueses somam quatro pontos, contra 3 do Noisy e zero do adversário de hoje, pelas 10 horas, dos azuis e brancos, que só por um acaso não vão acompanhar Oliveirense, SC Tomar e Valongo para a fase de grupos da Liga dos Campeões.