«O Tuck disse-me: quero ir para os Estados Unidos ganhar dinheiro»
Fotografia FPB

«O Tuck disse-me: quero ir para os Estados Unidos ganhar dinheiro»

BASQUETEBOL12.07.202408:15

Seleção masculina sub-20 começa, hoje, o Europeu da Divisão B contra o Azerbaijão. Selecionador nacional revelou porque o base Daniel Vieira-Tuck não está na equipa e diz que é uma situação diferente da de Rúben Prey.

Sem o desequilibrador contributo de Rúben Prey, que após quatro épocas em Espanha, repartidas entre o CB Prat, da LEBPrata, e Juventut Badalona, da ACB, mudou-se para a universidade nova-iorquina de St. John’s (NCAA), a qual não permitiu que o extremo poste, de 19 anos, regressasse a Portugal para disputar o Europeu sub-23 da Divisão B de basquetebol na Roménia, Portugal começa, hoje, o campeonato com um confronto, em Pitesti, contra o Azerbaijão (18.30 h). Primeiro dos quatro adversários que terá no Grupo B, a par de Grã-Bretanha, Irlanda e Países Baixos.

Fotografia FPB

Para nós, treinadores, não podermos preparar o jogo torna-se frustrante. Temos que acreditar naquilo que trabalhámos e pensar mais nas nossas coisas do que no adversário

Interrogado sobre as dificuldades que espera, o selecionador André Martins revelou não poder adiantar muito. «É uma incógnita porque não tivemos acesso, infelizmente, a nenhum jogo de preparação deles. A informação é muito reduzida, mas o que a experiência nos diz é que este tipo de seleções, quando participam nos Europeus, é porque têm equipas diferenciadas para o país, para o nível do basquete que possuem», conta o técnico que tem como objetivo passar a fase de grupos, para então ambicionar lutar pelo regresso à Divisão A.

«Por isso, terem vindo com uma seleção de sub-20 é porque têm uma geração que os faz acreditar que podem fazer bons resultados. No plano teórico, somos claramente os favoritos. Para nós, treinadores, não podermos preparar o jogo torna-se frustrante. Temos que acreditar naquilo que trabalhámos e pensar mais nas nossas coisas do que no adversário», diz.

Fotografia FPB

«Mas respeitando-o como qualquer outro. Jogar com o Azerbaijão, Países Baixos, Grã-Bretanha ou Irlanda vai ser igual. Trata-se de uma competição onde se apuram as duas melhores [de cada grupo]. O primeiro confronto é com o Azerbaijão e neste momento esse é o mais importante», reforça Martins. Para subir à Divisão A Portugal terá de ficar entre os três primeiros do torneio.

Mas Rúben Prey não é a única ausência notada. A outra, se bem que tenha acontecido mais cedo, é a de Daniel Vieira-Tuck, de 19 anos, ex-Benfica B (Proliga), que foi para a Universidade de Memphis.

«O Rúben queria vir mas universidade não deixou»

11 julho 2024, 08:10

«O Rúben queria vir mas universidade não deixou»

Extremo/poste foi aos Estados Unidos tratar da ida para St. John's, onde jogará antes de tentar a NBA, mas não regressou para disputar o Europeu sub-20 Divisão B que começa sexta-feira na Roménia. Selecionador diz que federação tentou tudo.

Já assinou com uma universidade e não teve disponibilidade mental para fazer o programa de trabalho com as regras e os princípios que temos.

À pergunta se Vieira-Tuck havia sido cortado da lista de 12 que levou à Roménia por também ir para a NCAA, o selecionador revelou que o base «foi convocado». «É uma situação diferente. O Tuck... bem, nem queria muito falar nisto, mas vou dizer-lhe claramente: o Tuck não quis continuar na Seleção. A resposta que me deu foi: ‘Quero ir para os Estados Unidos ganhar dinheiro’. Já assinou com uma universidade e não teve disponibilidade mental para fazer o programa de trabalho com as regras e os princípios que temos. Portanto, ficou fora», afirma.

Fotografia FPB

Não considero que seja uma perda um jogador que não quer estar com a Seleção. São situações diferentes.

Foi outra perda para as vossas ambições? «Não considero que seja uma perda um jogador que não quer estar com a Seleção. São situações diferentes. Uma coisa é um jogador não poder ir à Seleção, que é o caso do Rúben. Outra é um não querer estar com as regras e normas de uma Seleção», concluiu Martins que no campeonato contará com: André Palavra (Luther College), Danilo Horta, João Panzo (Benfica), Diogo Seixas (Unv. San Jose), Filipe Dionísio (Oliveirense), Luís Silva (FC Porto), Miguel Baker, Pedro Santos, Salvador Victo (Imortal), Pedro P. Santos, Tomás Silva (Barreirense) e Tiago Dias (Alicante).