O jogo do título entre FC Porto e Sporting

Andebol O jogo do título entre FC Porto e Sporting

ANDEBOL13.05.202312:40

O Sporting não vence em casa do FC Porto desde 26 de setembro de 2018, quando na qualidade de detentor do título nacional visitou e ganhou (28-31) na Dragão Arena na 5.ª jornada na época de 2018/2019, que seria conquistada pelos azuis e brancos, desde então guardadores do título do Andebol 1.

Pois, quando faltam quatro rondas para o fim desta temporada, o clássico é visto como o jogo do título por qualquer um dos protagonistas que, às 18 horas, medem forças pela 65.ª vez. Os portistas dominam o frente a frente com 41 sucessos, 17 desaires e seis empates, o último deles (29-29) no jogo da 1.ª volta (decorrido no Pav. João Rocha, em novembro de 2022). Todavia, foram os comandados de Ricardo Costa os últimos a saborear o êxito na final da Taça de Portugal, em junho de 2022, após prolongamento (35-36).


Não se pode arredar o Benfica destas contas, no entanto, as águias  - protagonizam o dérbi lisboeta com Belenenses - são 3.ªs a quatro pontos do líder e dependem de deslizes do Sporting, primeiro (64) e adversário da 25.ª jornada que poderá vir a ser determinante caso o FC Porto (2.º com 63) ganhe e assuma o comando da tabela.


«Este é um jogo de título e, se queremos alcançar os nossos objetivos, temos que ganhar», declarou via clube Daymaro Salina, capitão dos portistas, sabendo que as emoções estarão ao rubro. «O grupo está confiante. Cada jogo é para ganhar, mas agora é um clássico e é um jogo que precisamos de vencer para ficarmos mais perto do principal objetivo. Acredito que vai ser um jogo rápido, com muitas transições. Se calhar não vai ser muito técnico, pois é um clássico e estes jogam-se mais com o coração», disse o internacional.


Com a certeza de reencontro nas meias-finais da Taça, segundo ditou o sorteio desta semana, e grande conhecedor do adversário que já orientou, o técnico leonino Ricardo Costa está ciente das dificuldades.

«Estamos bem e focados num jogo importante para os dois lados, disputado num campo difícil onde poucos conseguem ganhar. Temos a ambição e o desejo, é legítimo acreditar que podemos ganhar. Ao longo destes dois anos, temos feito sempre jogos equilibrados com o FC Porto e este não será diferente. Nenhuma das equipas pode jogar mal. O mais importante de tudo somos nós, a nossa resposta e o que somos capazes de fazer», vincou o treinador que tem mantido os leões invictos, com 20 vitórias e dois empates.