Nuno Borges salva match point e estreia-se nos oitavos do Masters de Roma
Nuno Borges (IMAGO / Andrea Rosito)

Nuno Borges salva match point e estreia-se nos oitavos do Masters de Roma

TÉNIS12.05.202414:00

Português derrotou o italiano Francesco Passaro num encontro que durou mais de três horas; próximo adversário pode ser Alexander Zverev

Não foi a melhor vitória de Nuno Borges, em termos de ranking, mas foi uma que permitiu ultrapassar novo obstáculo. Pela primeira vez na carreira, o maiato qualificou-se para os oitavos de final de um Masters 1000.

Nunca um português chegou a esta fase na prova italiana e só dois fizeram melhor nesta categoria. Frederico Gil chegou aos 'quartos' em Monte Carlo (2011) e João Sousa fez o mesmo em Madrid (2016).

Foi este domingo que Borges conseguiu esse feito ao bater Francesco Passaro (240.º ranking mundial), por 2-1, (4/6, 7/6 [10-8] e 7/6 [7-4]), no Masters de Roma, num duelo que durou três horas e sete minutos.

Apesar de ter entrado no encontro com vantagem madrugadora (1/3), o tenista luso foi quebrado a 3/3 e quando servia para se manter na discussão do set (4/5), entregando assim o parcial ao jogador casa.

Seguiu-se um verdadeiro braço de ferro nos respetivos jogos de serviço. Borges manteve-se seguro e ainda dispôs de duas oportunidades de break, contudo, sem sucesso. No tie-break, deu-se uma verdadeira montanha-russa de emoções. Borges falhou conversão de três set points e ainda enfrentou match point (6-7), mas forçou erro do transalpino e à quarta oportunidade empurrou embate para a negra.

E aí o serviço do português voltou a ser muito eficiente, ganhou 17 de 18 pontos no primeiro serviço e 12/17 no segundo, enfrentando apenas uma quebra de serviço, que conseguiu anular. Foi novamente no desempate do tie-break, que Borges se mostrou mais seguro, aproveitando duas duplas faltas de Passaro e outro erro não forçado para chegar ao primeiro match point, convertido à primeira oportunidade.

Nos oitavos de final, espera pelo vencedor do encontro entre Luciano Darderi (54.º) e... Alexander Zverev (5.º).