Mikkel Hansen, um dos melhores da história, anuncia fim da carreira
O 'Thor' dinamarquês anunciou que vai arrumar as botas no final desta temporada; foi um dos únicos dois jogadores a serem eleito por três vezes como o melhor do Mundo pela IHF
Considerado um dos melhores andebolistas de todos os tempos, Mikkel Hansen anunciou, esta quarta-feira, que vai colocar um ponto final numa brilhante carreira no final desta temporada, após os Jogos Olímpicos de Paris, caso seja convocado, uma vez que está a recuperar de lesão e está em dúvida para o torneio.
O dinamarquês, de 36 anos, foi, até hoje, o segundo atleta a ser considerado como o melhor jogador do Mundo de andebol por três vezes (2011, 2015 e 2018), feito só repetido pelo francês Nicola Karabatic (2007, 2014 e 2016). Hansen foi campeão do Mundo por três vezes pela Dinamarca e marcou 356 golos em Mundiais, números que fazem dele o melhor marcador da história na fase final da competição. Para além destes três títulos Mundiais, tem um Olímpico, em 2016, no Rio de Janeiro, assim como um Europeu (2012).
Hansen começou a carreira nos escalões de formação do Helsingor, a sua cidade-natal, e assinou pelo GOG em 2005. Mais tarde juntou-se ao Barcelona, onde esteve duas épocas, o mesmo tempo que passou no AG Copenhaga, antes de passar uma década no Paris Saint-Germain. Em 2022, regressou ao Aalborg.
«Há praticamente 20 anos que sou um privilegiado, ao viver graças ao desporto que amo. Representei alguns dos maiores clubes do mundo e sempre disse que iria parar no dia em que a alegria de jogar e a dedicação já não existissem. Ainda existem. Mas também cheguei a um momento em que sinto ter mais coisas que me atraem. Por isso, este verão será perfeito para terminar a carreira», explicou o nórdico, que ficará para sempre conhecido como 'o braço direito de Thor', tal era a velocidade que imprimia aos remates.