Mbonambi nega qualquer comentário racista contra Tom Curry
Bongi Mbonambi (IMAGO)
Foto: IMAGO

Mbonambi nega qualquer comentário racista contra Tom Curry

RÂGUEBI08.11.202310:50

Sul-africano diz não ter feito qualquer comentário contra o inglês durante a meia-final do Mundial, alegando que o adversário interpretou mal as instruções que estava a dar aos seus companheiros de equipa

Em entrevista à BBC Sport Africa, Bongi Mbonambi falou sobre as acusações de racismo de que foi alvo por supostos comentários ao lateral Tom Curry, na meia-final do Mundial, entre África do Sul e Inglaterra, a 21 de outubro (16-15). 

Após uma investigação da World Rugby, nos dias seguintes ao jogo, onde foram analisadas imagens, gravações de áudio e evidências fornecidas por ambas as equipas, não houve qualquer prova contra Mbonambi.  Em causa está a alegada frase do jogador dos springboks dirigindo-se ao número 7 da seleção da Rosa. A queixa de Curry é escutada de forma clara ao minuto 24 pelo microfone do árbitro, Ben O’Keeffe: «Senhor, senhor, o talonador [da África do Sul] chamou-me prostituta branca. O que faço?», questionou. «Nada, por favor», respondeu o árbitro neozelandês que, após uma pausa, largou um enigmático «eu cuidarei disso», sem ser percetível se estava a referir-se à alegada injúria..

«Acho que é uma coisa muito triste quando se vive num país desenvolvido e se acha que o resto do mundo fala inglês. Não foi profissional da parte deles. Poderiam ter recorrido a um site ou pesquisado num dicionário de inglês. As pessoas [na África do Sul] entenderam, mas, obviamente, do lado deles foi mal interpretado. Fico feliz que tenha sido bem resolvido e isso agora faz parte do passado. Nunca o insultei de forma racista», explicou Mbonambi.