Lobos vencem Alemanha e terminam Europeu em quarto
Terceiro lugar na etapa de Hamburgo vale apuramento para torneio de qualificação para o Circuito Mundial
Motivada pelo apuramento pelo segundo ano consecutivo para a World Sevens Challenger Series 2025, torneio de qualificação para o Circuito Mundial de sevens, assegurado na véspera, a Seleção terminou em 3.º na segunda e última etapa do Rugby Europe Sevens Championship Series, o que lhe valeu o 4.º lugar na geral.
Uma medalha de bronze e o pódio obtido em Hamburgo, na Alemanha, após a vitória por 14-12 diante da equipa da casa, num dia que começou com uma derrota, curiosamente, também pela diferença de um pontapé de conversão (14-12) frente à Irlanda, vice-campeã europeia.
Os lobos o europeu com 28 pontos), após as etapas na Croácia e na Alemanha. A França sagrou-se campeã europeia apesar da derrota (19-14) frente à Irlanda, numa final arbitrada pelo português Paulo Duarte.
No final do torneio, em declarações ao jornal A BOLA, o selecionador mostrou-se satisfeito com o resultado obtido.
«É algo merecido e motivo de orgulho. Este 3.º lugar na etapa e o 4.º no europeu não têm paralelo com o passado. Foi uma escada difícil de subir desde que começamos a trabalhar», enalteceu Frederico Sousa.
«Estivemos quase a descer de divisão, reconstruímos tudo e deixámos de estar dependentes [da seleção] do XV. Vi uma oportunidade para apostar em jogadores que têm uma outra rotina e experiência, num grupo que encaixou bem o contributo dado pelos mais experientes José Lima e Duarte Moreira», destacou.
Para o futuro próximo, num ano em que estará em causa o apuramento para o Mundial 2027 (em XV), Frederico Sousa mostra-se confiante para melhorar o 10.º posto (em 12 seleções) alcançado na estreia da competição de acesso ao circuito mundial, «se houver apoio financeiro», ressalvou.