Lobas garantem permanência na elite europeia
Matilde Goes marcou um dos ensaios lusos no jogo decisivo (Rugby Europe)

Lobas garantem permanência na elite europeia

RÂGUEBI30.06.202413:44

Objetivo cumprido: Portugal assegura lugar no Championship Series em sevens

A seleção nacional feminina de râguebi sevens garantiu a permanência no Championship Series e cumpre o objetivo traçado de se permanecer, pelo segundo ano consecutivo, na divisão de elite europeia da variante de sete.

Portugal terminou em 10.º lugar na soma das duas etapas do Rugby Europe Sevens Championship Series 2024 e escapa, desta forma, à despromoção ao Trophy, 2.º escalão, destino da Turquia e da Ucrânia, seleções com quem manteve luta acesa pela permanência.

Em Hamburgo, na conclusão do circuito europeu, as lobas, orientadas por João Moura, venceram a Itália por 17-7 (10-0 ao intervalo), com os quatro ensaios de Raquel Santos, Antónia Martins, Matilde Goes e Cátia Almeida.

Uma vitória e um resultado alcançado no playoff do ranking (jogo para apurar o 10.º e 9.º classificado) que permitiu concluir a etapa alemã no nono lugar depois de terem terminado em 11.º no arranque do Europeu, na Croácia.

«O grande objetivo era a manutenção embora gostássemos de conseguir alcançar outros resultados, mas a diferença para as equipas de elite ainda é grande», disse João Moura, selecionador nacional à A BOLA, referindo-se às 4 vitórias (Itália, nas duas paragens, a Turquia, em Hamburgo e a Ucrânia, em Markarska, na Croácia) em 10 jogos ao longo das duas etapas europeias.

«É importante para Portugal e para o râguebi feminino estar a este nível, tanto em sevens como no XV. Temos qualidade para crescer e será mais um ano aqui, entre as melhores seleções europeias», sintetizou João Moura que destacou a «boa reação à pressão» de um grupo composto por «muitas caras novas» e sujeito a diversas mudanças «nestes últimos dois anos», em especial na derradeira jornada europeia, onde a equipa foi privada de jogadoras nucleares, por «indisponibilidade e lesões».