João Sousa e mais três portugueses na segunda ronda do Challenger de Oeiras
Primeiro dia ficou marcado com derrota prematura do primeiro cabeça de série da prova, o português Henrique Rocha.
Arrancou esta terça-feira o quadro principal do Challenger de Oeiras, com direito à participação de seis portugueses - Henrique Rocha, João Sousa, João Domingues, Jaime Faria, Gastão Elias e Tiago Pereira –, cujo primeiro dia contou com triunfos de quatro tenistas lusos, mas com destaque negativo para a derrota do primeiro cabeça de série, Henrique Rocha.
Depois de entrar pela primeira vez nos melhores 250 tenistas do mundo, o atual n.º 246 iniciou o ano de 2024 com derrota frente ao norte-americano Thai-Son Kwiatkowski, por duplo 6/4. Assim, não conseguiu defender o estatuto de primeiro cabeça de série da prova.
João Sousa foi o último dos atletas lusos a pisar o court 1 do Complexo de Ténis do Jamor, mas venceu o qualificador Samuel Vincent Ruggeri, por 6/4 e 6/2. O próximo encontro do melhor tenista português de sempre vai ser contra Paul Jubb.
Gastão Elias estendeu a sua série de vitórias consecutivas no Jamor para 16, depois de vitória por 6/4 e 6/4 frente ao francês Kenny de Schrepper, antigo top-70 mundial. O jogador oriundo da Lourinhã precisou apenas de quebrar o serviço adversário duas vezes, ambas nos momentos finais de cada set. Para disputar um lugar nos ‘oitavos’, o atleta de 33 anos vai defrontar Cem Ilkel (255.º).
Jaime Faria, número 411 do mundo, recebeu convite direto para esta fase do evento e já está na segunda ronda do Challenger de Oeiras. Naquele que foi o encontro inaugural da competição de Oeiras, o tenista superiorizou-se ao belga Michael Geerts, oitavo cabeça de série, por 7/6 [7-2] e 6/2].
João Domingues cedeu o segundo set contra Noah Rubin, mas afastou o norte-americano da competição num renhido terceiro parcial, para se qualificar para a ronda seguinte (6/4, 1/6 e 7/5). Já Tiago Pereira, que também recebeu wildcard para o torneio, foi derrotado em duas partidas (7/6 [7-5] e 6/1), pelo bielorrusso Egor Gerasimov.