Hora de decisões no topo do campeonato
Deslocações difíceis de Sporting a Tomar e de Benfica a Barcelos. A viagem do líder FC Porto a Riba d'Ave (talvez) menos
O Sporting defronta o SC Tomar no jogo entre o segundo classificado e o quinto do Campeonato, que tem este sábado, na íntegra, a antepenúltima jornada da fase regular. Os leões deslocam-se à cidade dos Templários com um ponto de desvantagem para o líder da prova FC Porto, que joga em Riba d’Ave, nono classificado.
O jogador do Sporting, Henrique Magalhães, antevê uma partida «dificílima» em Tomar. «Ao longo dos últimos anos, [o SC Tomar] têm-nos habituado a ser uma equipa muito difícil de bater, principalmente em sua casa. São três pontos fundamentais para nós, para acabar esta fase na melhor posição possível», afirmou o internacional português.
«Queremos ficar em primeiro, ainda é possível. Temos de fazer o nosso trabalho e a melhor maneira de acreditar é pensar nos nossos jogos e não nos do FC Porto», alerta o defesa/médio leonino.
Mais acessível não se prevê que seja a viagem do Benfica, quarto classificado, a seis pontos do FC Porto, ao recinto do OC Barcelos (6.º, a 18 dos dragões), e mais ainda com resquícios certamente bem vivos da derrota pesada que os minhotos impuseram aos lisboetas na Luz, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, ditando a eliminação das águias. «É uma deslocação sempre difícil», reconhece o jogador dos encarnados Pol Manrubia.
«Frente a um adversário muito perigoso nos contra-ataques, a melhor estratégia passa por controlar muito bem as fases do jogo», analisa o defesa espanhol, em declarações ao site do clube. «Queremos terminar o mais acima possível na tabela classificativa», acrescentou o camisola 10 benfiquista.
Menos complicada, pelo menos em teoria, é a viagem do líder FC Porto a Riba d’Ave, onde mora o nono da tabela. Todavia, o dragão Rafa não pensa em facilidades. «Sabemos que temos de estar ao nosso melhor nível, pois faltam três jogos para terminar a fase regular e é importante mantermos o primeiro lugar para termos o fator casa no play-off».