Histórico: Nuno Borges vence Nadal e conquista torneio de Bastad

TÉNIS21.07.202414:37

Tenista português bateu espanhol por dois 'sets' a zero

Um dia que ficará na história do desporto português. Nuno Borges venceu Rafael Nadal por 2-0 (com parciais de 6-3 e 6-2), na final do torneio de Bastad, na Suécia, e conquistou o primeiro título ATP da carreira.

Naquela que foi a primeira final de um torneio ATP na carreira, Nuno Borges não temeu a lenda espanhola que estava à sua frente (e que disputava a 131.ª final da carreira).

Na terra batida sueca e frente àquele que é considerado o 'rei' deste tipo de piso, os dois primeiros jogos do encontro foram ganhos pelo português. Os três jogos seguintes foram intercalados e, a partir do 3-2, o tenista luso, número 51 do ranking, assumiu a partida, disparou na frente e ganhou uma vantagem de 5-2 no primeiro set. Nadal ainda iria reduzir para 5-3, mas, no jogo seguinte, o tenista de 27 anos iria sentenciar o primeiro set por 6-3, perante um público que, apesar de não ser hostil para o português, puxava, claramente, pelo espanhol.

O segundo set foi a mesma história. Nuno Borges apresentou-se sempre a um grande nível e não deu qualquer hipótese a Rafael Nadal, que ocupa a 261.ª posição do ranking. Ao contrário do primeiro set, o segundo teve um início equilibrado. Porém, depois de um empate a dois no começo do set, o tenista luso impôs o seu domínio. Cada vez mais em dificuldades, Nadal ainda tentou evitar o break de Nuno Borges, mas não conseguiu parar o maiato que alcançou uma vantagem de três jogos (5-2). No último jogo, a servir para conquistar o maior troféu da carreira, o tenista luso não desperdiçou a oportunidade e fechou as contas em 6-2, ao fim de uma hora e 27 minutos.

Na 72.ª final da carreira em terra batida, foi apenas nona vez que Rafael Nadal deixou escapar um título. Antes de Nuno Borges, só Novak Djokovic (por quatro ocasiões), Roger Federer (por duas vezes), Andy Murray e Horacio Zeballos haviam derrotado o espanhol numa final neste tipo de piso.

Com esta vitória, Nuno Borges torna-se, assim, o segundo português a conquistar um torneio ATP, depois de João Sousa (que conquistou quatro). Além disto, tenista natural da Maia sabe que irá ascender à 42.ª posição do ranking ATP, a melhor classificação da carreira, até agora.