Bastad: dois anos depois, Nadal regressa a uma semifinal
Pela primeira vez em dois anos, Rafael Nadal atinge as meias-finais de um torneio ATP. E foi preciso uma reviravolta e um encontro de quatro horas frente a Mariano Navone (6/7 [2-7], 7/5 e 7/5) que o maiorquino de 38 anos garantiu presença na semifinal da prova de Bastad, na Suécia.
UNBELIEVABLE 🔥
— Tennis TV (@TennisTV) July 19, 2024
The moment @RafaelNadal completed his win against 4th seed Navone after a 4 HOUR marathon!#NordeaOpen pic.twitter.com/3iqPWk6dYo
Foi o segundo duelo mais longo na carreira de Nadal, 3 minutos mais curto do que o embate frente a Novak Djokovic na meia-final do Masters 1000 de Madrid de 2009. Quando questionado na entrevista rápida sobre como mantém a concentração nestes encontros, o espanhol admitiu que... não mantém!
«Não, não estive concentrado durante todo o tempo de jogo. Estava a ganhar 5/2 [no 3.º set], e com o empate perdi por alguns momentos a concentração. Em certas ocasiões ele esteve em controlo do jogo e noutras fui eu. No final já ninguém tinha controlo de nada [risos]. Consegui aguentar-me fisicamente até ao fim, mas vamos ver como estou amanhã. Hoje estou vivo e estou nas meias-finais e isso é muito importante», destacou.
Rafa Nadal after beating Navone in 4 hour epic in Bastad to reach 1st SF in 2 years
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) July 19, 2024
“This was your second longest three set match of all time. It was 2009 against Djokovic that was 3 minutes longer. How did you stay focused the whole time?”
Rafa: “No I wasn’t focused during the… pic.twitter.com/EYTMQuQwmL
É preciso recuar até Wimbledon 2022 para se ver a última vez que tinha chegado a esta fase de uma competição no circuito profissional. Depois de perder o 1.º parcial no tie-break, no qual ainda recuperou de desvantagem de 1/4, o antigo n.º1 mundial ainda apanhou um susto, ao ver o argentino vencer 3 jogos seguidos para empatar a partida (3/3). Porém, uma quebra de serviço da 5/5 embalou Nadal para a vitória do set.
E depois... mais um parcial dramático para o vencedor de 22 títulos em Grand Slams. Entrou a perder por 0/2, mas, com grande resiliência, venceu cinco jogos consecutivos (5/2), contudo, voltou a permitir empate de Navone (5/5), perdendo duas oportunidades de fechar o encontro no seu serviço, antes de voltar a fazer o break point que lhe viria a dar o triunfo.
Com esta vitória, Rafael Nadal vai enfrentar o croata Duje Ajdukovic por um lugar na final. Recorde-se que Nuno Borges, depois de derrotar o compatriota Henrique Rocha, ainda vai jogar nos quartos de final da mesma prova contra o cazaque Timofey Skatov.
(notícia atualizada às 16.53 horas).