20 janeiro 2024, 10:38
Vídeo: Foi assim que Nuno Borges fez história na Austrália
Ponto final frente a Dimitrov
Tenista português está a fazer os melhores resultados de sempre e defronta Medvedev depois de bater Dimitrov
Nuno Borges está de forma inédita nos oitavos de final do Open da Austrália depois de bater Grigor Dimitrov por 3-1.
20 janeiro 2024, 10:38
Ponto final frente a Dimitrov
O tenista português, 69.º mundial, bateu o número 13 do mundo em 4 sets, por 6-7, 6-4, 6-2, 7-6 (8-6), em 3h08, sendo o primeiro português a chegar tão longe na prova australiana, o primeiro Grand Slam da temporada. É o segundo a chegar aos oitavos de um Grand Slam, depois de João Sousa no US Open em 2018 e em Wimbledon em 2019.
É, também, o seu melhor resultado de sempre, sendo a primeira vez que passa da terceira ronda num torneio ATP, e logo num Grand Slam.
20 janeiro 2024, 10:55
«Nunca tinha jogado frente a tanta gente», agradeceu
Depois de um primeiro set equilibrado em que só cedeu no tie-break, Nuno Borges subiu de nível ainda mais para a maior vitória da carreira - se na jornada passada já se tinha superado ao vencer um jogador de top-25 pela primeira vez, Alejandro Fokina, agora superou um adversário top-15. Venceu o segudo set por 6-4 e no terceiro já estava a 'voar', chegando a uma vantagem de 4-0, acabando por vencer por 6-2.
No quarto set, Borges chegou a ter uma desvantagem de 1-4, mas recuperou para 5-5 e depois 6-6, forçando o tie-break. Aí salvou uma bola de set para o búlgaro, com o marcador em 5-6, mas depois quebrou o serviço ao adversário e aproveitou o primeiro ponto de encontro de que dispôs para selar o encontro. Acabou estendido no chão, e só se conseguiu rir.
Aqui a festa de Nuno Borges filmada por Francisco Cabral, seu parceiro de pares em Portugal, e com quem ganhou o Estoril Open em 2022 (foram a primeira dupla portuguesa a fazê-lo):
Na próxima ronda vai jogar contra o russo Daniil Medvedev, terceiro da hierarquia mundial, que eliminou o canadiano Felix Auger-Aliassime.