Henrique Rocha vence duelo português por acesso a Wimbledon
Maiato venceu compatriota Jaime Faria na primeira ronda do 'qualifying' do Grand Slam britânico
Henrique Rocha apurou-se para a segunda ronda do qualifying do torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, após vencer o compatriota Jaime Faria, em dois sets, por duplo 7-6 com 7-5 em ambos os tie-break.
Na relva do Community Sports Centre Roehampton, em Londres, o encontro de estreia dos jovens tenistas portugueses, ambos de 20 anos, no major britânico foi bastante equilibrado e emocionante, decidido em ambos os sets com recurso a tie-break, e também estes rijamente disputados.
Ao sucesso de Henrique Rocha no primeiro set, em que ambos impuseram o jogo de serviço, contribuíram os 17 erros não forçados de Jaime Faria. No início da segunda partida, Rocha salvou dois break points e beneficiou de cinco, também sem conseguir aproveitá-los.
O campeão nacional Henrique Rocha, 177.º classificado da hierarquia ATP, cumpre a segunda participação em qualifyings de torneios do Grande Slam, depois da estreia este ano em Roland Garros em que foi afastado à primeira ronda pelo moldavo Radu Albot, enquanto Jaime Faria, 155.º posicionado no ranking mundial, competiu pela primeira vez em majors.
«Foi, sem dúvida, um encontro muito difícil. Conhecemo-nos muito bem e temos treinado muitas vezes juntos aqui em relva, além de sermos amigos. Foi um encontro especial. Consegui jogar um bocadinho melhor nos dois tie-breaks e foi isso que fez a diferença», declarou Rocha, à Lusa.
Os parceiros de treino no Centro de Alto Rendimento do Jamor, concluíram a intensa contenda de ténis lusa ao fim de uma hora e 36 minutos.
Na segunda ronda de qualificação de Wimbledon, o tenista maiato vai defrontar o estoniano Mark Lajal (262.º ATP), que eliminou o italiano Francesco Passaro (131.º) por 2-1, em 5-7, 6-3 e 6-3. Se Henrique Rocha superar este obstáculo, ainda lhe restará a terceira e última ronda de acesso ao quadro principal do torneio britânico, em que o adversário sairá do duelo entre o australiano James Duckworth (78.º) e o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran (148.º).
«Estou a sentir-me a jogar a um bom nível e agora tenho o Mark Lajal pela frente. Conheço-o mais ou menos, não muito bem, mas vou focar-me mais no que tenho e posso fazer para o ganhar. Estou muito motivado e confiante para a segunda ronda de Wimbedon», referiu Henrique Rocha no final do encontro com Jaime Faria.
O quadro principal do terceiro Grand Slam da temporada vai disputar-se entre 1 e 15 de julho no All England Club, em Londres.