Fernando Pimenta em destaque nos Europeus de Canoagem
Canoísta de 34 anos avançou para as finais de K1 1000 metros e K1 500m; Portugal garantiu mais três finais na competição
Das sete finais possíveis, Portugal garantiu, esta quinta-feira, cinco no primeiro dia dos Europeus de Canoagem, competição que se disputa em Szeged, na Hungria.
O grande destaque, mais uma vez, vai para Fernando Pimenta. O olímpico português, que recentemente conquistou três medalhas de ouro na Taça do Mundo, qualificou-se para duas finais – K1 1000 metros e K1 500.
O limiano em primeiro lugar na heat 2, assegurando entrada direta na final, no domingo, conseguindo o tempo de 3.32,678 minutos, batendo o bielorrusso Aleh Yurenia e o dinamarquês Thorbjorn Rask, em 2.º e 3.º, respetivamente.
De igual modo, Pimenta também ganhou a heat 2 em K1 500 m (1.39,725m), impondo-se ao espanhol Roi Rodriguez e ao lituano Viktor Caplinskij, sabendo que já na sexta-feira luta pelos lugares do pódio.
Em declarações à Lusa, o canoísta de 34 anos disse esperar «dar bom espetáculo e retirar bons indicadores das finais, a última grande prova internacional antes de Paris 2024. «O nível competitivo está muito alto e tenho é de me focar nas minhas ações, no que controlo, o meu caiaque e pagaiada», acrescentou. Pimenta disse ainda que espera «finais bastante renhidas e competitivas», referindo que «o grande foco é descansar e recuperar.»
O estreante Iago Bebiano e Kevin Santos também foram os mais rápidos na respetiva prova de K2 200 metros, sendo que a final acontece também na sexta-feira. Pedro Casinha, que disputa a competição pela primeira vez como sénior vai tentar o ouro no mesmo dia em K1 200 metros.
O K4 500 de Iago Bebiano, Pedro Casinha, Gustavo Gonçalves e Kevin Santos terá de passar pela meia-final na sexta-feira, depois de terminarem a sua série apenas no quinto lugar.
Fase pela qual o K2 500 de Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha terão de passar, depois de acabarem a respetiva prova em 3.º, quando apenas o 1.º garantia acesso direto à final.
Na canoagem adaptada, Norberto Mourão, medalha de bronze nos Paralímpicos de Tóquio2020, foi 2.º, mas avançou para a final de domingo.
Recorde-se que a Seleção portuguesa não conta com as habituais presenças de João Ribeiro, Messias Batista e Teresa Portela, uma vez que optaram por não participar no evento, seguindo um plano de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Notícia atualizada às 15.59 com declarações de Fernando Pimenta.