FC Porto pronto para a história
Fotografia FIBA

FC Porto pronto para a história

BASQUETEBOL06.03.202407:19

Dragões recebem, esta quarta-feira, os turcos do Bahcesehir Collegue na 1.ª mão dos quartos de final da Taça Europa

«Estamos prontos para escrever um novo capítulo na história do clube, queremos levar troféus para o Museu e fazer história», declarou Phil Phayne, à comunicação do clube, sobre a difícil missão que o FC Porto tem hoje (20 h), na Dragão Arena, contra o Bahcesehir College em partida a contar para a 1.ª mão dos quartos de final da Taça Europa.

Os turcos, que ganharam a prova em 2022, venceram o Grupo L em que estava o Sporting, entretanto já afastado desta etapa da competição, com perfeitos 6-0 e estão imbatíveis há 11 jogos na competição. Serão por isso um forte obstáculo para que os homens liderados por Fernando Sá se tornem no primeiro clube luso a atingir as meias-finais do play-off da Taça Europa. Para já, são os únicos a terem chegado aos quartos em duas ocasiões, e consecutivas, depois de Luís Magalhães também ter colocado os leões nesta fase em 2021/22.

«Eles são muito bons em transição, por isso temos de defender bem e tentar atrasá-los nesse momento. Temos de nos manter fiéis à nossa estratégia», considerou ainda Phayne, que diz contar com o apoio do público em casa para a vitória. «Quando o nosso público está connosco, conseguimos sentir a energia em campo e isso ajuda-nos muito», disse o poste americano, contratado pelos azuis em brancos no defeso.

No entanto os portistas terão de tomar muito mais atenção para além da transição do Bahcesehir, já que estes são os melhores da prova em percentagem de triplos (42%) e a segunda equipa que mais pontos marca (92,9), dados que aliados há que melhor ressalta e assiste mostra a razão porque permanecem imbatíveis. O seu melhor marcador é Tyler Cavanaugh, com média de 15,8 pts. Pouco acima do demolidor base do FC Porto Anthony Barber (18.2).