0 seconds of 38 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:38
00:38
 

Campeões do Mundo morrem no acidente de avião em Washington

MODALIDADES30.01.202511:57

Os russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, campeões mundiais de patinagem artística, em pares, em 1994, estavam entre os 64 passageiros do avião que colidiu com um helicóptero militar e se despenhou no Rio Potomac. Já foi libertado o áudio antes do acidente que envolve muitos outros atletas ainda não identificados

O Kremlin já revelou que entre os 64 passageiros do voo comercial que embateu no helicóptero militar e se despenhou no Rio Potomac estavam os russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, campeões mundiais de patinagem artística em pares.

Além dos russos, vários outros patinadores jovens regressavam do projeto de Desenvolvimento Nacional, dos Campeonatos de Patinagem Artística dos EUA, em Wichita, Kansas.

As equipas de resgate ainda não encontraram sobreviventes, mas já resgataram 18 corpos.

O casal russo treinava novos talentos nos Estados Unidos. Maxim Naumov, o filho de ambos, bem como Inna Volyanskaya, medalhada nos campeonatos russos também estão entre as vitimas.

Atletas, treinadores e familiares regressavam do projeto de Desenvolvimento Nacional realizado com os Campeonatos de Patinagem Artística dos EUA em Wichita, Kansas. Aos poucos vão sendo revelados nomes mas ainda não existe comunicado oficial sobre a identidade das vitimas.

A International Skating Union (ISU) já emitiu um comunicado onde diz estar «profundamente chocada com o trágico acidente envolvendo um voo da American Airlines em Washington DC», asssumindo que no mesmo estavam vários atletas.

«Estamos com o coração partido ao saber que patinadores artísticos, as famílias, amigos e treinadores, estão entre os que estavam a bordo. Os nossos pensamentos estão com todos os afetados por esta tragédia. A patinagem artística é mais do que um desporto — é uma família unida — e estamos juntos», lê-se no comunicado.