Borges em terras do Sol Nascente com ajuda de Djokovic
Nuno Borges (Foto: Imago)

Borges em terras do Sol Nascente com ajuda de Djokovic

TÉNIS18.09.202323:53

Nuno Borges terá pela frente semanas em terras do Sol Nascente, sendo que a última delas, no Masters 1000 de Xangai, pode agradecer a Novak Djokovic, sérvio que, esta segunda-feira, começou a gozar a 391.ª semana no topo do ‘ranking’, posição que recuperou formalmente após a conquista do 24.º título do Grand Slam no US Open. O maiato, que figura 87 posições abaixo de 'Nole' na hierarquia, garantiu entrada no penúltimo torneio da categoria do calendário depois da desistência de Djokovic, que no passado fim de semana também competiu pela Sérvia natal, que garantiu lugar na final 8 da 'Saladeira' da Taça Davis.

Até lá, o português mais bem cotado no ranking mundial vai tentar dar continuidade à boa forma exibida no passado fim de semana na Taça Davis – recorde-se que Nuno Borges deu o ponto da vitória da Seleção Nacional sobre a Áustria (1-3), colocando Portugal pela quinta vez no ‘play-off’ de acesso às Finals da mais importante competição masculina por equipas -, vai disputar o ATP 250 de Chengdu, na China, no qual ficou a conhecer esta segunda-feira o destino que lhe reservou o sorteio.

O tenista de 26 anos vai, todavia, ter de aguardar pelo desfecho do ‘qualifying’ para conhecer o nome do adversário da jornada inaugural do torneio que tem Alexander Zverev como principal favorito ao título. Na parte oposta do quadro, Borges já sabe que, independentemente de quem defrontar, em caso de vitória tem à espera Lorenzo Musetti (18.º), segundo designado que, por tal condição, está isento de jogar a ronda inaugural.

Borges também vai alinhar no quadro de pares, desta feita tendo o francês Arthur Rinderknech por parceiro no torneio de duplas no qual Portugal está representado por Francisco Cabral, o português mais bem cotado da variante, que mantém a parceria com o brasileiro Rafael Matos e se apresenta com a condição de segunda cabeça de série.

Medalhado de bronze nas Universíadas de Taipé, em 2017, neste périplo a Oriente, Borges joga em Astana, no ATP 500 cazaque, antes de voltar à China para jogar em Xangai.