Benfica vence Supertaça pela 11.ª vez consecutiva

HÓQUEI EM PATINS20.10.202417:17

Encarnadas derrotaram o Tojal por 6-1, em Odivelas, e conquistam primeiro troféu da temporada que não escapa às jogadoras de Paulo Almeida desde 2013

O Benfica conquistou hoje pela 11.ª vez consecutiva a Supertaça feminina de hóquei em patins, ao golear o Tojal por 6-1, na final disputada no Pavilhão Multiusos de Odivelas, em Lisboa.

Ao intervalo o marcador registava apenas 1-0, mas, na segunda parte as jogadoras encarnadas impuseram-se e voltaram a defender com sucesso um título que ganharam pela primeira vez em 2013 – a edição de 2020 não se realizou devido à pandemia de covid-19.

O único golo da primeira parte foi marcado por Maria Sofia Silva, aos seis minutos. Depois do descanso, a equipa encarnada acelerou a caminho da goleada. Com mais dois golos de Maria Sofia Silva e Marlene Sousa, Rita Batista e Aimée Blackman.

Sara Fernandes marcou o golo de honra do Tojal, finalista vencido da última Taça de Portugal. O rival das águias procurou discutir o encontro e criou a primeira situação de perigo, por Lara Santos, mas o Benfica, apoiado pelo seu público, em clara maioria em Odivelas, colocou-se em vantagem através de uma jogada individual de Maria Sofia Silva.

A mesma jogadora entrou na segunda parte a bisar com 1.17 minutos jogados, mas o Tojal não desistiu e, aos 30 minutos, numa boa jogada trabalhada entre Maca Ramos na assistência e Sara Fernandes esta conseguiu reduzir para 2-1. Um golo que prometia mas que serviu para fazer tocar as sirenes no banco benfiquista e, a partir daí, as campeãs nacionais agarraram o jogo e a Supertaça. Aos 36 minutos, Maria Sofia Silva chegou ao terceiro golo e, cinco minutos depois, voltou a ser protagonista, ao assistir Marlene Sousa para o 4-1. Acabaram quaisquer dúvidas que pudessem existir no Multiusos de Odivelas e, nos cinco minutos finais, o Benfica aproveitou para dar expressão ao resultado, com os golos de Rita Batista e de Aimée Blackman, a 51 segundos do final, fazendo o 6-1 que valeu mais uma conquista para o Museu Cosme Damião.