Benfica vence Sporting de forma folgada e sobe provisoriamente à liderança
Benfica-Sporting (Foto FPB)

Benfica vence Sporting de forma folgada e sobe provisoriamente à liderança

BASQUETEBOL06.04.202417:29

Águias derrotam leões por 94-70, na 19.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional

O Benfica venceu, este sábado, o Sporting, por 94-70, na 19.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. As águias sobem provisoriamente à liderança, ultrapassando o FC Porto, que vai a jogo apenas no domingo.

Os comandados de Norberto Alves, que vinham de vitória diante da Ovarense, foram os primeiros a pontuar, mas os leões, que tinham perdido na ronda anterior na receção à Oliveirense, conseguiram rapidamente igualar. A equipa de Pedro Nuno Monteiro ia desperdiçando lances livres, contrariamente ao rival, e o Benfica conseguiu chegar aos sete pontos de vantagem no início do segundo triplo. Os verdes e brancos, refira-se, falharam 14 lances livres em 34 tentativas (58%), contra os 78% de aproveitamento dos encarnados, que acertaram 15 das 19 tentativas.

O Benfica chegou a uma vantagem que dava bastante conforto e foi conseguindo manter o Sporting a alguma distância. Aaron Broussard foi-se destacando nos triplos.

As águias foram a vencer para o intervalo a vencer com uma diferença de 10 pontos (46-36), que foi dilatada logo no regresso dos balneário, através de Drechsel, que teve uma exibição positiva no dérbi. O Sporting continuava a falhar lances livres, que podiam fazer com que diminuísse a diferença no marcador, e o Benfica aproveitava, depois de um triplo de Betinho Gomes, para aumentar para 15 os pontos de diferença. Ainda antes do final do terceiro período, Pedro Nuno Monteiro perdeu Ediyor, que saiu lesionado. Depois da partida, o treinador dos leões revelou não ter notícias sobre o seu jogador, apesar de admitir que inicialmente pareceu algo «bastante grave».

O último período começou com novo triplo de Betinho Gomes, que cravou uma diferença de 18 pontos no placard. O Sporting foi tentando diminuir distâncias, mas sem grande sucesso. Pedro Nuno Monteiro e Norberto Alves foram rodando as suas equipas. Um dos momentos que mereceu mais aplausos foi a entrada de Eduardo Francisco. O jovem angolano, de 20 anos, que tem sido opção sobretudo na equipa B, tem merecido algumas oportunidades por parte de Norberto Alves.

De destacar ainda Diogo Gameiro, que viu cartão branco após ter corrigido o árbitro de que a bola pertencia ao Sporting.