Benfica evita reviravolta do FC Porto e vence clássico para campeonato
Aaron Broussard e Cleveland Melvin no clássico Benfica-FC Porto (Fonte: SL Be

Benfica evita reviravolta do FC Porto e vence clássico para campeonato

BASQUETEBOL10.02.202416:36

Águias foram para o intervalo a vencer por 45-31, dragões empataram a 72-72, mas encarnados confirmaram vitória devido a grandes prestações de Toney Douglas e José Silva

O Benfica venceu o FC Porto por 84-78 em encontro referente à 15.ª jornada da Liga Betclic.

Os encarnados ainda não tinham vencido qualquer rival nesta temporada de 2023/24 e entraram decididos a reverter esse registo. Sem contar com uma das principais figuras - Ivan Almeida foi operado ao tornozelo esquerdo - as águias entraram da melhor forma e conquistaram uma vantagem de 10 pontos ainda no primeiro parcial, ao passo que os dragões mostraram-se muito desorganizados ofensiva e defensivamente. O domínio dos bicampeões nacionais manteve-se e depois de ampliarem o resultado para 36-19, foram para o intervalo a vencer po 45-31.

Na segunda parte, a história foi diferente. Os azuis e brancos reagiram da melhor forma e lentamente começaram a recuperar a desvantagem e ficaram apenas a três pontos do conjunto de Norberto Alves à entrada do último parcial. E a emoção do clássico apareceu nesta reta final do duelo. A turma de Fernando Sá ajustou bem taticamente e fez praticamente tudo o que lhe competia, conseguindo criar oportunidades de lançamento para anular a desvantagem. 

No entanto, José Silva e Toney Douglas estavam em dia sim. O português assinou seis triplos em oito tentativas, ao passo que o norte-americano marcou dez pontos consecutivos para o clube lisboeta no espaço de dois minutos para, numa altura em que o marcador assinalava 72-72. Depois desta série, o Benfica vencia por 82-74 e tinha assim uma vantagem demasiado grande para os nortenhos conseguirem recuperar.

Toney Douglas marcou dez pontos consecutivos - 21 no total - no espaço de dois minutos, no último período (SL Benfica)

Com este resultado, o FC Porto mantém o primeiro lugar, com 27 pontos, mas o Sporting, com 25, pode igualar os dragões no topo da liga caso consiga vencer o Lusitânia. O Benfica contabiliza 26 e surge na terceira posição.

TERMINA A PARTIDA NO PAVILHÃO FIDELIDADE! BENFICA VENCE CLÁSSICO POR 84-78!

O FC Porto ainda deu grande luta nesta segunda parte, recuperando de uma desvantagem de 18 pontos, mas boa resposta não evita derrota em casa dos encarnados. É a primeira vitória das águias frente a um rival na temporada de 2023/34.

39' - Mantém-se o 82-78 a favor do Benfica a 20.4 segundos do final e Fernando Sá pede mais um tempo de desconto!

39' - A 34.6 segundos do apito final, Tanner Omlid marca apenas um de dois lances livres, sentindo a pressão dos adeptos benfiquistas no momento do lançamento. Ainda assim, deixa o FC Porto a quatro pontos dos rivais, no encontro (82-78).

39' - A um minuto do fim do encontro o Benfica vence FC Porto por 82-77!

38' - FC PORTO NÃO DESISTE! Tanner Omlid, que foi o MVP do encontro contra o Gottingen na Taça Europa, volta a fazer triplo, o quarto do encontro, e reduz para 82-77.

38' - INCRÍVEL prestação de Toney Douglas! Os últimos dez pontos das águias foram assinados pelo norte-americano, que culminaram com um triplo 'do meio da rua'! 82-74 a favor do Benfica!

38' - Toney Douglas volta a fazer a diferença com dois preciosos pontos para manter a vantagem a favor dos encarnados (79-74).

37' - A três minutos do fim do encontro, Toney Douglas aumenta a vantagem caseira para cinco pontos, depois de assinar três lances livres em outras tantas tentativas. Enquanto o base norte-americano lançava, os adeptos benfiquistas fizeram notar a sua presença com cânticos a favor do clube!

36' - E os triplos não param ! Anthony Barber sozinho empata a partida, com cinco pontos consecutivos - e um triplo pelo meio -, mas logo a seguir foi a vez de Toney Douglas a marcar lançamento de três pontos. 75-72 para o Benfica, mas está tudo em aberto neste fim de encontro!

35' - Grande jogo que se está a assistir na Luz com as duas equipas a mostrarem o seu melhor basquetebol nesta reta final de partida! Toney Douglas fez triplo para fazer o 69-64, mas Cleveland Melvin responde na mesma moeda. Mas mais uma vez José Silva a mostrar-se decisivo. Depois de Melvin falhar lançamento livre, o português marca o sexto triplo - em oito tentativas (72-67)! Base já conta com 21 pontos no jogo. 

34' - Boa sequência de ambas as equipas nestes primeiros três minutos do decisivo parcial, mas Benfica sai por cima. José Silva fez o quinto triplo da partida, Phil Fayne afundou e Terrell Carter voltou a marcar dois pontos. O momento encarnado não terminou aqui, com Toney Douglas a estender vantagem para cinco pontos (66-61).

32' - ESTÁ FEITO O EMPATE! (59-59) Tanner Omlid assina bom triplo para reestabelecer a igualdade, que não se via desde que o encontro começou. Terceiro triplo do norte-americano nesta partida.

31' - Kloof faz os primeiros pontos deste último período, mas Aaron Broussard volta a estabelecer a vantagem encarnada em três pontos.

30' - TERMINA O TERCEIRO PERÍODO! Benfica vai para os últimos dez minutos do encontro a vencer por três pontos (57-54). Recorde-se que as águias deixaram escapar uma vantagem de 14 pontos com a qual iniciaram esta segunda parte.

28' - Pausa técnica pedida por Norberto Alves, depois de ver Charlon Kloof a assinar bonito cesto de costas, para deixar os azuis e brancos apenas a um ponto de distância dos encarnados (53-52). Vamos ver como reagem as águias.

27' - FC Porto continua a ameaçar reviravolta no marcador e Norberto Alves ainda não pediu qualquer tempo de desconto (53-48). Rui Costa, presidente do Benfica,  está presente nas bancadas do pavilhão a assistir à partida.

25' - Novo triplo para os dragões, desta vez pela mão de Tanner Omlid! Azuis e brancos já marcaram três triplos nesta segunda parte. Recorde-se que na primeira, apenas marcaram um. De seguida, Charlon Kloof assina dois lances livres e distância para os encarnados é apenas de quatro pontos (50-46).

25' - Reagem os encarnados, que voltam a estabelecer uma vantagem de nove pontos 8(50-41), por intermédio de Terrell Carter e Aaron Broussard.

24' - E o FC Porto aproxima-se do Benfica, com apenas seis pontos a separarem as equipa. Primeiro Phil Phayne consegue lançamento em suspensão e depois Anthony Barber assina triplo para fazer o 47-41. Anima-se o jogo no pavilhão Fidelidade!

23' - Benfica já quebrou parcial de 5-0 dos dragões através de dois lançamento livre (47-36), sendo que este último surgiu após mais um turnouver de Anthony Barber, o sétimo do base na partida.

21' - Cleveland Melvin faz triplo e dragões levam já parcial de 5-0 em apenas um minuto. Turma de Fernando Sá reduz para 45-36.

20' - INICIA A SEGUNDA PARTE! Anthony Barber faz os primeiros pontos neste recomeço de partida, mas são também os primeiros pontos do base no encontro (45-33 Benfica).

INTERVALO - Benfica preparou vídeo em homenagem de Tomás Barroso, que se apresenta agora no centro do campo do pavilhão a assistir ao vídeo, visivelmente emocionado. O antigo jogador de basquetebol das águias volta a ser ovacionado pelos adpetos benfiquistas, durante este momento.

Tomás Barroso, antigo jogador de basquetebol do Benfica (SÉRGIO MIGUEL SANTOS/ASF)

TERMINA A PRIMEIRA PARTE! BENFICA VENCE FC-PORTO POR 45-31

Equipa encarnada foi claramente superior neste primeiro tempo e isso reflete-se no resultado. Destaca-se a eficácia das águias nos lances triplos, que concretizaram sete em treze tentativas (53%). Do lado dos dragões, esta é apenas de 16% (1/6). Na luta pelas tabelas até é o FC Porto a sair ligeiramente por cima - 22 ressaltos contra 20 -, no entanto a equipa de Fernando Sá apontou já 12 perdas de pola, ao passo que o Benfica cedeu apenas cinco.

19' - Novo pedido de desconto de tempo por parte de Fernando Sá, depois de Phil Fayne e Tanner Omlid, com dois pontos cada, reduzirem para 45-31.

18' - 45-27 para o Benfica após dois triplos consecutivos dos pupilos de Norberto Alves! Primeiro foi Aaron Broussard e logo a seguir foi a vez de Betinho Gomes. 

17' - Encontro volta a equilibrar-se mas a vantagem encarnada mantém-se confortável (38-25).

16' - Charlon Kloof reduz para 36-21, ao marcar dois lances livres para melhorar a eficácia portista nesta estatísica.

16' - Os dragões estão muito desorganizados nesta partida e também ineficazes da linha de lances livres. Em dez tentativas, apenas quatro foram concretizadas. Cleveland Melvin foi o último a falhar com dois lançamentos desenquadrados com o cesto.

15' - José Silva está de mão quente neste clássico! O português está com 100% de eficácia em lançamentos de três pontos, com quatro tentativas para fazer o 34-19, mas imediatamente a seguir, Toney Douglas aumenta para 36-19! É a maior vantagem do encontro até ao momento, cuja diferença já vai em 17 pontos.

15' - Cleveland Melvin interrompe parcial de 13-0 dos bicampeões nacionais, ao concretizar um de dois lances livres (31-17).

13' - FC Porto não consegue parar o momento do Benfica, que já leva parcial de 10-0! 28-16 a favor das águias.

12' - E que efeito teve o pedido de tempo de descontro do técnico do Benfica! Norberto Alves coloca Trey Drechsel em jogo e este faz cinco pontos seguidos e para descontentamento de Fernando Sá, mais um turnover da sua equipa resulta em mais dois pontos dos rivais. Águias vencem por 25-16 e treinador do FC Porto pede novo timeout.

11' - Dragões confirmam o bom momento no jogo e Phil Fayne faz trÊs pontos consecutivos para deixar os azuis e brancos apenas a dois pontos de distância dos encarnados (18-16). Norberto Alves está a sentir a mudança do rumo do encontro e pediu imediatamente timeout para corrigir tática.

10' - TERMINA O PRIMEIRO PERÍODO! 18-13 para o Benfica, mas o FC Porto acordou nesta reta final dos primeiros dez minutos de jogo! Primeiro foi Phil Fayne a marcar um lance livre, Miguel Queiroz fez dois pontos e Tanner Omlid marca triplo em cima da buzina, para reduzir a desvantagem para apenas cinco pontos.

8' - FC Porto está a mostrar dificuldades em reagir à pressão das águias. Ao fim de oito minutos de jogo, já fizerm 6 turnovers, ao passo que o Benfica conta apenas dois (18-7).

7' - Encarnados mantém-se por cima do encontro e a vantagem sobe para onze pontos! Aaron Broussard aproveitou ação de Daniel Relvão para encontar via aberta para o cesto e na passada não falhou (18-7).

6' - Ritmo de jogo baixou ligeiramente e equipas estão a mostrar-se menos eficazes. Apenas Tanner Omlid marcou neste espaço de tempo para fazer o 13-5.

4' - Grande arranque do conjunto de Norberto Alves que já está a vencer por 10 pontos (13-3)! Miguel Queiroz reduziu para 7-3, mas José Silva fez dois triplos seguidos para aumentar a vantagem encarnada. Fernando Sá não gosotu e pediu desconto de tempo.

3' - As águias aumentam a vantagem para 7-1, depois de Romdhane marcar um lance livre. Logo a seguir, Toney Douglas marca os primeiros pontos no jogo com lançamento na passada.

Terrell Carter volta ao jogo, entrando para o lugar de Daniel Relvão.

2' - Tanner Omlid faz o primeiro ponto do FC Porto, concretizando um de dois lances livres, depois de ter sofrido falta de Terrell Carter. O poste das águias foi substituído por Daniel Relvão, mostrando-se queixoso de um dos pés.

2' - Benfica entra melhor no encontro e está a vencer por 4-0, todos marcados pelo poste encarnado Terrell Carter.

INICIA A PARTIDA!

Benfica tem primeira posse de bola

5 inicial Benfica: Aaron Broussard, José Silva, Makram Romdhane, Toney Douglas e Terrel Carter

5 inicial FC Porto: , Anthony Barber, Charlon Kloof, Cleveland Melvin, Tanner Omlid e Miguel Queiroz

14.30 H - O Benfica fez uma homenagem a Tomás Barroso, que teve direito a grande ovação por parte dos adeptos benfiquistas presentes no pavilhão Fidelidade.

14.24 H - Começam as apresentações das equipas a cerca de cinco minutos do início da partida. O FC Porto não conta com Keven Gomes, devido a grave lesão, e Aaron Harrison, por opção. Do lado do Benfica, Ivan Almeida está indisponível, uma vez que foi submetido a operação no tornozelo esquerdo.

Ivan Almeida foi submetido a uma artroscopia no tornozelo esquerdo (SL Benfica)

Boa tarde a todos. Dentro de minutos inicia-se o Benfica-FC Porto (14.30 h) para a Liga Betclic, um dos encontros mais esperados do ano no basquetebol nacional que vai ser jogado no pavilhão Fidelidade, na Luz. A partida refere-se à 15.ª jornada do campeonato. 

As águias vão procurar vingança da derrota da primeira ronda, na qual os dragões venceram 79-62, mas a tarefa não é fácil. Apesar da derrota contra a Oliveirense na última ronda, o conjunto de Fernando Sá vem de uma excelente vitória para a Taça Europa, que valeu qualificação para os quartos de final da prova pelo segundo ano consecutivo.

FC Porto está nos quartos de final da Taça Europa

6 fevereiro 2024, 22:11

FC Porto está nos quartos de final da Taça Europa

Dragões venceram os alemães do Gottingen, por 82-64, esta terça-feira à noite no Dragão Arena, e defrontarão os turcos do Bahcesehir no arranque dos 'playoffs'; veja aqui o jogo na íntegra

Os azuis e brancos estão no primeiro lugar do campeonato, com 26 pontos, ao passo que os encarnados somam menos dois, encontrando-se na terceira posição. Caso a turma de Norberto Alves vença - sendo que é a única equipa dos 'três grandes' que ainda não venceu qualquer encontro contra os rivais em 2023/24 -, consegue ficar apenas a um ponto dos nortenhos, o que permite sonhar ainda com a liderança da prova e garantir o melhor lugar possível para os Play-offs. 

No entanto, os portistas vão com vontade de vencer o Benfica, com o objetivo de cimentar a sua posição no topo do campeonato e aumentar a distância pontual para o terceiro classificado.

Pode ler a antevisão de Norberto Alves aqui: