Benfica e FC Porto: tudo por tudo por vitória europeia
Treinador da equipa de andebol do Benfica, Jota Gonzalez

Benfica e FC Porto: tudo por tudo por vitória europeia

ANDEBOL21.10.202419:34

Águias defrontam fora os eslovacos do Tratan Presov e os dragões os macedónios do Vardar, na terceira jornada da Liga Europeia. Triunfos são fundamentais, assumem as equipas portuguesas

O Benfica pretende conquistar a terceira vitória e manter o pleno vitorioso na Liga Europeia, esta terça-feira, na Eslováquia, frente ao Tratan Presov. o segundo jogo fora dos encarnados na fase de grupos (C) da competição, após a bem-sucedida deslocação à Suíça, onde bateram o Kadetten Schaffhausen (25-26). As águias chegam de triunfo caseiro sobre os franceses do Limoges HB (37-31) e lideram o agrupamento.

Em antevisão à partida com os eslovacos, o treinador do Benfica, Jota Gonzalez assume a importância da vitória para a concretização do objetivo de qualificação para a próxima fase (main round) da segunda maior competição europeia de clubes. «Para nós, ganhar este jogo fora de casa seria um passo muito importante».

A turma eslovaca, em que alinha o internacional português Jorge Silva, lateral direito de 35 anos, chega a este jogo com duas derrotas e na última posição no grupo. O técnico espanhol do Benfica relativiza esses resultados, alertando para a qualidade da equipa eslovaca. «São jogadores que, individualmente, têm uma boa finta, e os laterais têm um bom tiro exterior e são rápidos no contra-ataque. Os dois primeiros jogos não lhes saíram bem e esta partida para eles [Presov] já é decisiva. Vão tentar dar tudo, porque, se não ganharem este jogo, têm poucas possibilidades de passar esta fase», sublinha Jota Gonzalez à BTV.

FC Porto proibido de perder com Vardar

O FC Porto também joga fora na jornada 3 da Liga Europeia, defrontando, igualmente esta terça-feira, o Vardar na Macedónia do Norte. Os dragões ainda não venceram no grupo (F), depois da derrota em casa com o Melsungen (24-29) e do empate com Valur (27-27), e este compromisso reveste-se de acrescida relevância.     

«Mais do que a vitória, que é sempre o principal objetivo, estamos a trabalhar para reconquistar a atitude que nos tornou conhecidos e que é uma das nossas principais caraterísticas. Depois do jogo contra o Valur, que foi uma desilusão, temos a obrigação de ganhar», afirmou o ponta dos portistas, Leonel Fernandes, em antevisão à partida contra o segundo classificado do grupo, com dois pontos, mais um do que os azuis e brancos, que estão em terceiro.

«Encaramos como uma responsabilidade e esse é o objetivo de todo o grupo. Estamos a tentar reencontrar a nossa maneira de estar dentro do campo e sinto que esta seria uma vitória muito importante», reforçou o jogador de 26 anos.