Andebol: Barcelona vence FC Porto na Champions

Andebol: Barcelona vence FC Porto na Champions

ANDEBOL28.09.202319:33

Azuis e brancos ainda resistiram nos primeiros 25 minutos, mas os últimos 5 da etapa inaugural, bem como os instantes iniciais da segunda, foram fatais e justificaram o desaire por 30-38

Vitória justa e com o seu quê de tranquila (pelo menos na segunda parte) do Barcelona em casa do FC Porto por 38-30 em jogo da terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

Em dia do 130.º aniversário dos dragões, o conjunto de Carlos Resende bem procurou dar uma prenda aos adeptos, em particular aos 2500 que encheram o pavilhão, mas pela frente teve «uma das melhores equipas do planeta», como salientou Pedro Valdés, lateral de 29 anos dos azuis e brancos, na antevisão da partida.

Entrou melhor o Barça, 1-0 e 2-1, mas os anfitriões, com dois golos de Toni Martínez, fizeram um parcial de 3-0 e colocaram-se na frente, por 4-2. Sol de pouca dura, já que o Barça respondeu com um 4-0 e passou para a liderança (6-4), vantagem que desperdiçou com nova sequência de três golos seguidos do FC Porto.

Com vários empates – de 7-7 a 11-11 – e emoção a rodos, já que o FC Porto jogava olhos nos olhos frente ao Barcelona, o conjunto de Carlos Ortega, com mais e melhores opções, fez, quando perdia por 10-11, quatro golos de rajada e entrou para os últimos minutos a vencer por 14-11.

Ao intervalo, 19-15 para os catalães e já com o guarda-redes Emil Nielsen a dar festival: 9 defesas (terminou com 19 em 49) em 26 remates, eficácia de 42,31 por cento.

No reatamento, qualquer esperança de recuperação ruiu logo nos instantes iniciais, quando o Barcelona fez um parcial de 7-2 e levou o marcador para 26-17. Os comandados de Carlos Resende sentiram o golpe, procuraram reagir, mas do outro lado estava uma equipa que não brinca em serviço.

Mesmo com Ortega a dar minutos a todos os convocados – Resende fez o mesmo nos últimos minutos -, o Barça, com um português em destaque, Luís Frade, melhor marcador com seis golos, controlou as operações e conquistou a terceira vitória em outros tantos jogos da presente edição da liga milionária.

Além de Frade, destaque para os cinco golos de Aitor Bengoechea e Blaz Janc, enquanto pelos dragões um hat trick de jogadores, Victor Iturriza, Rui Silva e Antonio Martínez, também celebrou por cinco ocasiões.

Esta foi, pois, a primeira derrota do FC Porto na presente Liga dos Campeões após os êxitos frente a Wisla Plock e Celje, este último como visitante. E é nessa condição que na quarta jornada, a 11 de outubro (quatro dias depois de receber o Benfica para o Campeonato), defronta os húngaros do Veszprem.

Recorde as incidências do jogo

Final: FC Porto, 30-Barcelona, 38

Vitória justa do Barcelona, em particular pelo que fez na segunda parte, já que a primeira foi relativamente equilibrada... até aos últimos dois minutos. A vencer por quatro golos (19-15) ao intervalo, no reatamento os catalães fizeram um parcial de 7-2 e praticamente sentenciaram o encontro. Assim, o Barça continua cem por cento vitorioso nesta edição da Champions e o FC Porto somou a primeira derrota (após duas vitórias). Iturriza, Rui SIlva e Antonio Martínez, com cinco golos cada, foram os melhores marcadores do FC Porto. Pelo Barcelona, o português Luís Frade teve a mão mais certeira: seis golos. Referência, ainda, para a exibição de Emil Nielsen, guarda-redes dos visitantes que terminou os 60 minutos com... 19 defesas!

59' - Barcelona, 37-FC Porto, 30 à emtrada para os últimos 60 segundos do encontro.

58' - Com a derrota garantida, Carlos Resende dá minutos aos menos utilizados (assim como Carlos Ortega, que não só não trocou o... guarda-redes)!

57' - Vence o Barcelona, mas por oito golos de vantagem, 36-28. E Nielsen já vai em 17 (!) defesas. Que exibição fantástica.

54' - À entrada para os últimos cinco minutos, o Barcelona tem o jogo controlado e mantém a vantagem de sete golos, 34-27.

52' - Quinto golo de Rui Silva faz com que o FC Porto fique a cinco golos do Barcelona, 27-32.

51' - A sensivelmente nove minutos do fim, Carlos Ortega, treinador do Barcelona, pede um desconto de tempo, Vence o Barça, por 32-26. 

49' - Adivinhe qual a diferença de golos favorável ao Barcelona? Se disse sete... acertou (32-25).

48' - Sensacional a exibição de Emil Nielsen, portero do Barcelona que contabiliza 16 defesas (em 40 remates, eficácia de 40 por cento).

46' - Para não variar, sete golos de vantagem para o Barcelona, 31-24. 

44' - O relógio avança e o marcador continua a mostrar uma vantagem de sete golos para o Barcelona, 29-22.

42' - Novamente sete golos de desvantagem do FC Porto, 21-28. Recorde-se que aos 42' do jogo em Celje, o FC Porto perdia por 12-21 e recuperou até à vitória, por 30-29. Porém, o Barcelona não é o Celje...

40' - Dois golos seguidos do FC Porto, que reduziu a desvantagem para sete golos, 20-27,

38' - Nove golos de vantagem para o Barcelona, que vence por 27-18.

35' - Desconto de tempo para Carlos Resende, treinador do FC Porto, que perde por 17-25.

33' - Parcial de 4-1 para o Barcelona neste início de segunda parte. Catalães vencem por 23-16.

33' - Daymaro Salina faz o primeiro golo do FC Porto nesta segunda-parte, 16-21.

32' - Mais uma defesa, a 12.ª, de Nielsen e novo golo do Barcelona, que vence por 21-15.

31' - Marca o Barça, que aumenta a vantagem para cinco golos (a maior do encontro), 15-20.

31' - Começa a segunda parte do FC Porto-Barcelona (15-19).

29' - Tempo de desconto para Carlos Ortega, treinador do Barcelona, prepapar o ataque que pode levar os catalães para o intervalo com quatro golos de vantagem.

Intervalo no Dragão, vence o Barcelona por 19-15

Bela primeira parte entre FC Porto e Barcelona, jogo da terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. Com casa cheia, os primeiros 30 minutos foram intensos e com várias alternâncias no marcador. Porém, nos instantes finais, Emil Nielsen, guarda-redes do Barça (e um dos melhores do Mundo), possibilitou várias ações de contra-ataque e o aumentar da vantagem para quatro golos, 19-15.

29' - A 48 segundos do intervalo, vence o Barcelona por 18-15.

28' - Quinto golo de Luís Frade para o 17-15 favorável ao Barcelona.

26' - O FC Porto continua a um golo do Barcelona, 15-16.

24' - Dois golos seguidos para o FC Porto, que reduz para 14-15

22' - Continua a vantagem de três golos para o Barcelona agora 15-12.

20' - Carlos Resende pede desconto de tempo após três golos seguidos do Barça, que vence por 14-11

18' - Novo golo de Luís Frade para nova vantagem do Barcelona, por 12-11

16' - Nova vantagem dos azuis e brancos (11-10)

14' - Primeiro golo de Laeso no jogo vale novo empate (10-10)

14' - após dois contra-ataques fulminantes, o Barcelona passa novamente para a frente do marcador, por 10-9

13' - Com o terceiro golo de Iturriza no jogo, o FC Porto passa para a lidernça (9-8)

12' - Novo empate no marcador, agora a oito golos

10' - Com várias alternâncias no marcador, está emotivo o jogo entre FC Porto-Barcelona e o público presente no Dragão Caixa gosta do que vê

9' - Com três golos seguidos, o último de Iturriza, o FC Porto passa para a frente do marcador (7-6). 

8'- Aproveitando superioridade numérica (e maior agressividade defensiva), o Barcelona fez um parcial de 4-0 e lidera por 6-4

5' - Antes do início do jogo entoou-se o hino do FC Porto. Veja (e ouça) como foi

4' - Fábio Magalhães adianta pela primeira vez o FC Porto (3-2). E em contra-ataque após defesa de Mitrevski, Antonio Martínez faz o 4-2 para os azuis e brancos

3' - Empata novamente o FC Porto, agora com golo de Pedro Valdés. 

3' - adianta-se o Barcelona com um golo português, de Luis Frade

2' - empata Iturriza para o FC Porto (1-1)

1' - Já rola a bola no Dragão Caixa, saiu o FC Porto, mas é o Barcelona a adiantar-se no marcador

Recorde-se que esta temporada o Barcelona já defrontou o FC Porto na final da Taça Ibérica que sorriu precisamente aos catalães

Já Carlos Ortega, técnico do Barcelona, escolheu os seguintes jogadores: Emil Nielsen, Perez de Vargas, Pol Valera Rovira, Jonathan Carlsbogard, Dika  Mem, Aitor Bengoechea, Hampus Wanne, Blaz Janc, Timothey N'guessan, Aleix AbellóThiagus Petrus, Vincius Inoue, Melvyn Richardson, Luis Frade, Petar Jelicic e Javier Moreno

Carlos Resende, treinador do FC Porto, tem os seguintes jogadores à disposição: Nikola Mitrevski e Diogo Rêma, guarda-redes; Pedro Valdés, André Sousa, Victor Iturriza, Jakob Mikkelsen, Rui Silva, Daymaro Salina, Ignacio Plaza, Vasco Costa, Mamadou Diocou, Diogo Branquinho, Antonio Martínez, Nikolaj Laeso, Pedro Oliveira e Fábio Magalhães.

Em dia de aniversário do FC Porto, que celebra 130 anos, casa cheia no Dragão Caixa para assistir ao jogo entre dragões e catalães

Boa tarde e bem-vindo ao FC Porto-Barcelona, jogo da 3.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões