A dúvida de Federer sobre Nadal: «A questão não é o seu nível...»
Rafa Nadal e Roger Federer, em 2022
Foto: IMAGO

A dúvida de Federer sobre Nadal: «A questão não é o seu nível...»

TÉNIS26.05.202410:08

Suíço, que terminou carreira em 2022, acredita que o tenista espanhol poderá fazer um «grande» Roland Garros

Roger Federer perspetivou a participação de Rafael Nadal em Roland Garros, segundo Grand Slam da época. O tenista espanhol confessou que existe uma «boa hipótese» de esta ser a sua última participação em Roland Garros.

«Creio que poderá fazer um grande Roland Garros. O dia de descanso entre as rondas é exatamente o que precisa. Depois chega aos cinco sets e essa é outra incógnita à qual ele mesmo não pode responder. Mas tinha tanta vantagem na sua melhor época que continuo a pensar que é capaz de fazer um grande Roland Garros. Não o quero pressionar, embora lide bem com isso», começou por dizer, em entrevista ao Télématin.

O suíço, que terminou carreira em 2022, colocou dúvidas sobre a condição de Nadal: «A questão não é sobre o seu nível de jogo, há muito que tenho a impressão que o seu maior problema é a recuperação.»

Federer falou sobre como espera que seja a despedida de Nadal.

Rafa Nadal e Roger Federer, em 2022 (IMAGO / Xinhua)

«Sei como me senti no final. Mas quiçá seja um pouco diferente, porque não estava a jogar [devido às lesões no joelho]. O que vejo é alguém que realmente tenta estar no campo. Se disser ‘adeus’, irá fazê-lo no campo e não no sofá e adoro isso, porque está muito longe de estar a 100 por cento. É uma decisão tão pessoa que tem de escolher como o quer fazer, com base no seu corpo, como ele diz com toda a honestidade», afirmou, não avançando com uma data.

«Não sei de nada, mas gostava que ele acabasse como decidiu, com a sua família e equipa. Gostava que continuasse no circuito um pouco mais do que as pessoas acreditam. Ouvi muitas coisas, que o final podia ser este Roland Garros, depois dos Jogos Olímpicos ou que irá continuar até ao próximo ano, coisa que espero de verdade. Continuo a ser um grande fã do Rafa», completou.