Volta a Portugal com percurso para trepadores

Ciclismo Volta a Portugal com percurso para trepadores

CICLISMO09.06.202312:38

Está definido o percurso da Volta a Portugal em Bicicleta que se vai realizar entre 9 de 20 de agosto, que foi atrasada em cerca de uma semana para não coincidir com o Festival da Juventude. Embora sem confirmação oficial por parte da organização, Pódium Events, A BOLA avança as etapas que estão previstas no mapa da corrida .

A Volta a Portugal inicia-se em Viseu com um contrarrelógio individual, segue-se a ligação Anadia - Ourém, Abrantes - Vila Franca de Xira, Sines - Loulé e Estremoz - Castelo Branco, todas etapas com um grau de dificuldade médio/ baixo e direcionadas aos velocistas e aventureiros que dificilmente conseguem atingir os sues objetivos. A primeira seleção de valores surge no final da 5.ª etapa entre Mação e o Alto da Torre , seguindo-se uma tirada traiçoeira entre  Penamacor e Guarda, cidade onde se cumpre o descanso no dia 16.

A segunda metade da Volta a Portugal com quatro etapas, inclui duas chegadas em altitude, a primeira na Serra do Larouco em Montalegre, a segunda na Senhora da Graça em Mondim de Basto e o contrarrelógio no ultimo dia em Viana do Castelo, integrado nas Festas a Senhora da Agonia. As ligações Moncorvo - Montalegre, Boticas - Fafe com passagem pelo troço de terra batida, Paredes - Senhora da Graça e o contrarrelógio com partida e chegada a Viana do Castelo completam o mapa da competição.

Pontos fortes e decisivos da Volta a Portugal passam pelas chegadas ao Alto da Torre, Guarda, Serra do Larouco (Montalegre), Senhora da Graça e o contrarrelógio em Viana do Castelo. 

A chegada a Loulé obriga a caravana a viajar no final da etapa para pernoitar no Alentejo, num dia desgastante devido às neutralizações entre Vila Franca de Xira e Sines e Loulé até Estremoz.

A cidade de Ourém e a vila de Mação, ambas no distrito de Santarém, são estreias absolutas na Volta a Portugal como pontos de chegada a primeira e partida a segunda, segue-se Sines que foi visitada pela última vez em 1981, no dia 21 de julho realizou-se uma etapa de manhã entre Tavira e Loulé, de tarde correu-se a ligação entre Lagos e Sines com vitória de José Amaro (Sporting). Estremoz recebeu a competição pela ultima vez em 1987 com a etapa que teve inicio em Loulé com vitória de José Fernandes (Ajacto) depois de percorridos 255 km, a cidade de Abrantes foi visitada pela ultima vez em 1997 com uma etapa que teve partida de Évora e como vencedor o italiano Fabrizio Guidi, por ultimo entre os principais regressos encontra-se Penamacor, que recebeu o pelotão pela ultima vez em 2005, sendo local de partida para a etapa que finalizou em Castelo Branco. As restantes localidades marcam presença com regularidade na prova rainha do ciclismo  português.

Além da nove equipas Continentais portuguesas, estão certas a Trinity Racing (Gbr) as espanholas, Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Euskaltel-Euskadi, Electro Hiper Europa e os angolanos da Bai-Sicasal-Petro de Luanda.

ETAPAS

Dia 09/08 Prologo Viseu - Viseu

Dia 10/08 1.ª Etapa Anadia - Ourém

Dia 11/08 2.ª Etapa Abrantes - V. F. Xira

Dia 12/08 3.ª Etapa Sines - Loulé

Dia 13/08 4.ª Estremoz - Castelo Branco

Dia 14/08 5.ª Etapa Mação - Torre

Dia 15/08 6.ª Etapa Penamacor - Guarda

Dia 16/08 Descanso na Guarda

Dia 17/08 7.ª Etapa Moncorvo - Montalegre

Dia 18/08 8.ª Boticas - Fafe

Dia 19/08 9.ª Paredes - Senhora da Graça

Dia 20/08 10.ª Etapa Viana do Castelo - Viana do Castelo (CRI)