Volta a Itália: As diretrizes para a cronoescalada no Monte Lussari

Ciclismo Volta a Itália: As diretrizes para a cronoescalada no Monte Lussari

CICLISMO26.05.202300:06

O colégio de comissários da Volta à Itália emitiu, no final da 18.ª etapa, um comunicado sobre as diretrizes a serem levadas em conta na cronoescalada de sábado no Monte Lussari, penúltima etapa da competição.

Foram feitas algumas alterações ao regulamento assim como diretrizes específicas, entre elas a obrigatoriedade da troca de bicicletas  no sopé da subida, com os ciclistas a terem que terminar a etapa obrigatoriamente com a bicicleta de estrada.

Os horários de partida são distribuídos por três grupos, os últimos 15 ciclistas que são os melhores classificados na geral, serão acompanhados por duas motos na subida, uma com mecânico e outra com diretor desportivo.

O colégio de comissários reconhece e confirma a extensão do artigo 16.º do regulamento especial da prova, que proíbe a utilização de qualquer bicicleta de contrarrelógio a partir da saída da zona de transição, devidamente identificada.

- A mudança de bicicleta de contrarrelógio para bicicleta de estrada poderá ser feita o mais tardar no final da zona de transição e delimitada pela organização.

- Todas as bicicletas de estrada, incluindo as sobressalentes, serão verificadas na área de troca. As bicicletas devem estar disponíveis para controlo 15 minutos antes da passagem do ciclista de referência.

- A área de transição dentro do qual será possível empurrar os corredores será delimitada e terá 25 metros de extensão.

- Todas as trocas de bicicletas que ocorrerem antes da área de transição deverão ser feitas com material proveniente somente do carro acompanhante.

- A moto com o mecânico a bordo, no troço de partida-mudança, não pode ter a bordo qualquer material de assistência mecânica (bicicletas e/ou rodas).

Além do artigo 16.º do regulamento complementar da corrida, a Direção do Giro comunica os últimos detalhes organizacionais e técnicos:

- No final da prova, os atletas e membros das equipas deverão utilizar o teleférico para retornar aos estacionamentos das equipas. O teleférico estará sempre disponível com prioridade sobre o público para uso das equipas em ambos os sentidos.

- A área de troca de bicicletas mede 25 metros e será delimitada por linhas traçadas no chão e painéis (partida e chegada).

- Para além do regulamento especial das provas, é de referir que após o final da zona de troca de bicicletas, os corredores poderão continuar única e exclusivamente  com bicicletas de estrada, não podem utilizar as bicicletas de contrarrelógio.

- A prova será dividida em 3 baterias com início às 11.30 h, o intervalo entre baterias será de 50 minutos após a chegada do ultimo ciclista na linha de chegada.